Verifique se você pode entrar no país de destino. Confira a validade do seu passaporte. Brasileiros podem entrar sem visto em mais de 160 países. O site do Itamaraty lista os consulados no Brasil e as regras de entrada por país.
dicas de viagem
dicas de viagem
Viajar sem a passagem de volta pode dar encrenca tanto no check-in no Brasil quanto no país de destino. O indicado é sempre viajar com a passagem de volta para não ter problemas na imigração.
Leve consigo – impressos – os comprovantes de reservas em hotéis, Airbnb ou, quando for o caso de permanecer com familiares ou amigos, uma carta do anfitrião com nome, endereço, situação da pessoa no país e a declaração de que ela vai receber você durante todo o período.
dicas de viagem
Em muitos países ele é um requisito obrigatório. É uma tranquilidade a mais porque algumas modalidades também incluem ressarcimento para problemas como cancelamento de voo ou perda de bagagem.
dicas de viagem
Em alguns lugares, como Londres, dinheiro em espécie é pouco aceito, já em cidades menores cartões podem não funcionar. Cartões de débito internacionais têm IOF baixo e câmbio vantajoso. A regra é diversificar.
dicas de viagem
Um chip que funcione em outro país é fundamental para garantir acesso à internet. Embora você possa baixar mapas com antecedência no celular, poder acessá-los em tempo real e verificar sua localização no GPS também ajuda a não se perder em uma cidade desconhecida.
dicas de viagem
Antes de qualquer viagem, confira sempre se há alguma exigência especial de vacinas para entrar no país de destino. A exigência de imunização contra a febre amarela 10 dias antes da viagem é uma condição para embarcar para países como Equador, África do Sul e Cuba.
dicas de viagem
É bom ter à mão um celular com acesso à internet e um app de tradução para quebrar o galho. A opção mais consagrada para isso continua sendo o Google Tradutor, que hoje suporta mais de 240 idiomas e permite que você insira o que quer traduzir em texto, áudio e até imagem e ver o que significa.
dicas de viagem
Considere duas questões principais: as regras das companhias aéreas que vão transportá-lo ao longo da viagem e quanto deslocamento – e de que forma – você terá que fazer por conta própria no seu destino. Muitas companhias aéreas não incluem a bagagem na tarifa.
dicas de viagem