9 dicas para sua primeira viagem internacional

Arrow

Tenha em mãos os documentos certos

Verifique se você pode entrar no país de destino. Confira a validade do seu passaporte. Brasileiros podem entrar sem visto em mais de 160 países.  O site do Itamaraty lista os consulados no Brasil e as regras de entrada  por país.

dicas de viagem

Tenha sempre  a passagem  de volta 

dicas de viagem

Viajar sem a passagem de volta pode dar encrenca tanto no check-in no Brasil quanto no país de destino. O indicado é sempre viajar com a passagem de volta para não ter problemas na imigração. 

Registre onde vai ficar

 Leve consigo – impressos – os comprovantes de reservas em hotéis, Airbnb ou, quando for o caso de permanecer com familiares ou amigos, uma carta do anfitrião com nome, endereço, situação da pessoa no país e a declaração de que ela vai receber você durante todo o período.

dicas de viagem

Faça um seguro viagem 

Em muitos países ele é um requisito obrigatório. É uma tranquilidade a mais porque algumas modalidades também incluem ressarcimento para problemas como cancelamento de voo ou perda de bagagem.

dicas de viagem

Vá com mais de uma forma de pagamento

Em alguns lugares, como Londres, dinheiro em espécie é pouco aceito, já em cidades menores cartões podem não funcionar. Cartões de débito internacionais têm IOF baixo e câmbio vantajoso. A regra é diversificar.

dicas de viagem

Garanta um chip internacional

Um chip que funcione em outro país é  fundamental para garantir acesso à internet. Embora você possa baixar mapas com antecedência no celular, poder acessá-los em tempo real e verificar sua localização no GPS também ajuda a não se perder em uma cidade desconhecida.

dicas de viagem

Esteja com as vacinas em dia

Antes de qualquer viagem, confira sempre se há alguma exigência especial de vacinas para entrar no país de destino.  A exigência de imunização contra a febre amarela 10 dias antes da viagem é uma condição para embarcar para países como Equador, África do Sul e Cuba.

dicas de viagem

 Aprenda a usar um app de tradução 

É bom ter à mão um celular com acesso à internet e um app de tradução para quebrar o galho. A opção mais consagrada para isso continua sendo o Google Tradutor, que hoje suporta mais de 240 idiomas e permite que você insira o que quer traduzir em texto, áudio e até imagem e ver o que significa. 

dicas de viagem

Não deixe a bagagem virar estorvo

Considere duas questões principais: as regras das companhias aéreas que vão transportá-lo ao longo da viagem e quanto deslocamento – e de que forma – você terá que fazer por conta própria no seu destino. Muitas companhias aéreas não incluem a bagagem na tarifa.

dicas de viagem