Um roteiro na França, passando por Normandia, Bretanha, Champagne e Alsácia-Lorena

Roland Villard, chef do restaurante Le Pré Catelan, dá as dicas para um roteiro magnifique

Gostaria de um roteiro na França que passasse por Normandia, Bretanha, Champagne, Alsácia-Lorena. O que vocês sugerem? — Raquel Montoya, Campinas, SP

O francês Roland Villard, chef do restaurante Le Pré Catelan, do hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, acabou de chegar de lá e tem as dicas. “Percorrendo o roteiro de oeste a leste, começando pela Bretanha, sugiro a cidade fortificada de Saint Malo, que fica à beiramar. Entre suas vielas sinuosas você vai encontrar pâtisseries que fazem o típico caramel au beurre salé e creperias que preparam galettes feitos de trigo-sarraceno. No limite entre a Bretanha e a Normandia fica a deslumbrante Abadia do Monte Saint Michel, em estilo gótico. Se você curte episódios da Segunda Guerra, não deixe de conhecer Arromanches, uma das praias em que desembarcaram as tropas aliadas no dia D (6 de junho de 1944). Você pode contratar um battlef ield tour, passeio que revive o episódio que marcou a libertação da França das forças nazistas. Na sequência, conheça o Balneário de Cabourg, com sua arquitetura Belle Époque, e de quebra uma das cidades mais floridas da França. O Grand Hotel Cabourg (mgallery.com), à beira-mar, hospedou por alguns verões o escritor Marcel Proust. vale dar uma esticada até Caen, a cerca de 20 quilômetros de Cabourg, para comer no Gibus (gibus-restaurant.com), um autêntico bistronomique. Na região de Champagne, você pode pernoitar em reims e conhecer vinícolas como a Moët & Chandon (moet.com), que tem um labirinto subterrâneo de caves que se espalham por 28 quilômetros. Dê uma passada no Bureau du Champagne (champagne.fr) e pegue um mapa da região. Na Alsácia-Lorena, já na fronteira com a Alemanha, recomendo Estrasburgo. A cidade é cortada por canais, pontuada por construções medievais e tem pequenas brasseries, como a Le Petite Venise (20 Rue Moulins), uma das minhas favoritas.”  (Publicado em agosto de 2013) 

 

Leia mais:

Check-in ##– Veja outras reportagens da edição de AGOSTO de 2013 da VT

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s