Lasai

“Sem problema. Vai ser um desafio para a cozinha.” Com seu sotaque latino, a maître Malena Cardiel respondeu assim à solicitação de uma cliente do Lasai, em setembro de 2014. A reserva era para duas pessoas, um jantar de aniversário entre mãe e filha – mas a irmã caçula (e vegana), que viera da Inglaterra, se juntou de surpresa à comemoração.

O agradável imprevisto foi resolvido com um menu-degustação específico para a moça, substituindo as receitas de origem animal por outras de visual e textura semelhantes.

Aberto em março, num belo casarão em Botafogo, o restaurante é capitaneado pelo chef carioca Rafa Costa e Silva, de 35 anos. Marido da texana Malena (os dois se conheceram no The Culinary Institute of America, no estado de Nova York), ele tem currículo de peso, que inclui cinco anos como braço-direito de Andoni Luis Aduriz, chef do Mugaritz, no País Basco – há nove anos entre os 50 melhores do mundo pela Restaurant.

A agradável cobertura do casarão serve de área de espera; enquanto aguarda, explore a boa carta de coquetéis. O menu-degustação do chef Rafa Costa e Silva inclui cerca de 15 pequenos pratos (há versão mais enxuta, de oito etapas). Na sequência, podem surgir receitas como atum com broto de ervilha e caldo de milho tostado.

Recebeu o prêmio Novidade do Ano no GUIA BRASIL 2015.

Saiba mais

O restaurante Lasai está na lista dos 50 melhores restaurantes do Brasil em 2015, elaborada pelo GUIA QUATRO RODAS; veja os outros

Especial 50 anos do GUIA QUATRO RODAS

Publicidade