Dona Irene

Por Da Redação Atualizado em 12 dez 2016, 16h19 - Publicado em 9 set 2011, 20h30

O lugar 

Funciona na casa do casal José Hisbello Campos e Maria Emília. Ela comanda a cozinha e ele conta histórias e explica as receitas.

A proposta

Servir um banquete russo à moda das refeições servidas aos czares do século 19. O prato principal deve ser escolhido com antecedência, no ato da reserva.

A receita

A refeição começa com cerca de 15 entradas frias (zakuskis), entre elas o arenque marinado. Em seguida, vêm borscht (sopa à base de beterraba) e piroskí (pastel de carne), além de três entradas quentes. Os pratos mais pedidos são frango à Kiev (peito empanado e recheado com manteiga) e o varênike, massa de pastel cozida com recheio de batata e ervas – acompanham escalopinhos de filémignon e cebolas empanadas.

A chef 

Dona Maria Emília é brasileira, mas acompanhou de perto o trabalho do falecido casal de siberianos Mikhail e Eupraxia Smolianikoff. Os primeiros proprietários da casa chegaram ao Brasil nos anos 1960 (o restaurante foi inaugurado em 1964) e adotaram os nomes de Miguel e Irene.

Saiba mais

Batizada de Nazdaróvia, a deliciosa vodca artesanal é servida numa garrafinha envolto de bloco de gelo. Leve dinheiro – o restaurante não aceita cartões.

O restaurante Dona Irene está na lista dos 50 melhores restaurantes do Brasil em 2015, elaborada pelo GUIA QUATRO RODAS; veja os outros

Especial 50 anos do GUIA QUATRO RODAS

Publicidade