Continua após publicidade

Peru

Por Adrian Medeiros
Atualizado em 8 nov 2017, 15h16 - Publicado em 28 set 2011, 11h35

O Peru é um país de arraigada tradição e de passado indígena, mas também fortemente ligado aos costumes impostos pelos conquistadores espanhóis, que chegaram à região na primeira metade do século 16. Essa mistura de culturas deixou em seu vasto território monumentos históricos, igrejas e sítios arqueológicos. A natureza também não deixa por menos: aqui, há belas florestas, desertos e cordilheiras nevadas.

Publicidade

Na lista de cidades e atrações imperdíveis está Cusco, Patrimônio Histórico da Humanidade, cujas ruas e becos de pedras parecem respirar os mesmos ares da época dos incas. A capital, Lima, tem encantadora arquitetura colonial. Mas são os misteriosos territórios de Machu Picchu o ponto de atração mais intensa dos turistas que visitam esse país mestiço.

Publicidade

Na costa norte, o eixo entre a colonial Trujillo e a pacata Chiclayo reserva descobertas arqueológicas impressionantes. Ali foram encontrados o Senhor de Sipán, um semideus da cultura moche, anterior aos incas, além da Dama de Cao, múmia preservada depois de 1700 anos que evidencia o relevante papel das mulheres nas sociedades pré-colombianas. Nessa região, também estão as ruínas de Chan Chan, a monumental capital de barro chimú, Patrimônio da Humanidade desde 1986.

Quando visitar o altiplano andino, lembre-se de que a altitude pode vir a lhe causar o mal da montanha (soroche), então siga um ritmo lento para adaptação e curta o lugar com calma.

Publicidade

Já ao sul, encontram-se as misteriosas linhas de Nazca, fonte das mais amalucadas teorias sobre sua função e construção, indo de alienígenas a uma civilização superior perdida. Seja como for, só é possível apreciar sua dimensão de avião, helicóptero ou balão.

Ruínas espetaculares, trekkings fundamentais, uma cultura única e uma rica gastronomia. O Peru está logo aqui ao lado. Não deixe de conhecê-lo!

Publicidade

COMO CHEGAR

Há três opções de voos diretos para a capital Lima: TAM, LAN e Taca.  O táxi é o transporte mais prático para circular pela cidade, mas fique atento: eles não são equipados com taxímetros, então é melhor chegar a um acordo sobre a tarifa antes de iniciar a viagem.

Publicidade

Também há ônibus urbanos que conectam o aeroporto com o centro da capital. Há quatro viações principais no país: Cruz Del Sur, Expreso SialCiva e Tepsa.

Para quem parte de São Paulo (e tem tempo e disposição para encarar a estrada), a viação Ormeño faz o percurso de cinco dias até a cidade.

Publicidade

GASTRONOMIA

Imigrantes espanhóis, italianos e japoneses criaram suas próprias versões de receitas de sua pátria e as adaptaram ao que encontravam nos mercados locais.

Com sua imensa variedade de batatas, milhos, tomates, pescados e pimentas, pratos cada vez mais elaborados e únicos foram nascendo e deram origem à cozinha local.

Agora, o antes simples ceviche, uma marinada de pescados, amplia seus horizontes e ganha versões maravilhosas. Aqui também você encontra o pisco, a bebida nacional – um destilado do mosto da uva, base para elaborados drinques.

Atualizado em 18/12/2015

Busque hospedagens no Peru pelo Booking.com

LEIA MAIS:

Roteiro de 48 horas em Lima, a capital do Peru

Três comidinhas deliciosas para você experimentar no Peru

Dez atrações imperdíveis em Machu Picchu

Festival Inti Raymi celebra memória do Império Inca no Peru

Publicidade