O segredo de todo bom viajante é se desvencilhar de estereótipos e preconceitos. Para nós, brasileiros, talvez nenhum destino mereça mais atenção a essa dica que o Paraguai.
Da singularidade da cultura guarani às doces melodias da harpa paraguaia, da mega estrutura de Itaipu às bem preservadas missões jesuíticas – listadas como patrimônio da humanidade pela UNESCO, nossos vizinhos ainda nos apresentam surpresas contraditórias: o maior símbolo natural do país é o chaco, um ecossistema que é quase um deserto na seca e um grande pântano na estação das chuvas, enquanto que o quitute nacional é a sopa paraguaia, tão sólida quanto deliciosa.
Enfim, surpreenda-se com o que há além de Ciudad del Este, com o ‘la garantia soy yo’ e o mundo das muambas e descubra um destino diferente e tão próximo.
COMO CHEGAR
Para os milhares de brasileiros que aportam por aqui, os ônibus, saídos das mais diversas cidades, são o principal meio de transporte. Via aérea há opções com TAM e Gol tanto para Assunção como para Ciudad del Este. Outra alternativa é ir até Foz do Iguaçu e dali seguir por terra.