Continua após publicidade

Voo mais curto do mundo dura apenas um minuto

Inusitada viagem entre ilhas escocesas existe desde 1967

Por Clarice Sena
20 nov 2024, 18h00

Os apaixonados por aviação e os caçadores de curiosidades encontram no nordeste da Escócia um programa tão inusitado quanto perfeito para seus interesses: o voo com a menor duração do mundo. Estamos falando do LM711, operado pela companhia Loganair, que leva aproximadamente um minuto para percorrer o trajeto entre as ilhas Westray e Papa Westray. São dois minutos se considerar o tempo taxeando.

Reconhecida pelo Guinness como a viagem aérea comercial mais curta do mundo, a linha conecta os 2,73 quilômetros de distância entre os destinos que fazem parte do arquipélago de Orkney. Com passagens por apenas £ 17 libras (cerca de R$ 126), são realizadas duas viagens por dia em uma aeronave Britten-Norman Islander, de apenas oito lugares. A rota existe desde 1967.

Ainda que tenha conquistado certa fama pela curta duração, o voo é um importante serviço para a população local, já que a balsa que liga as ilhas não é capaz de realizar o trajeto dependendo da maré. A importância do voo ficou mais do que comprovada em 2016, quando a Loganair celebrou a passageira número 1 milhão a utilizar a rota.

O arquipélago de Orkney é uma região muito procurada para observação de pássaros, já que por ali passam mais de 100 mil espécies de aves marinhas. Mas não é só isso.

Em Westray é possível visitar as ruínas do Castelo de Noltland, uma fortaleza construída no século 16 a mando da Rainha Mary da Escócia.

Continua após a publicidade

Já em Papa Westray, uma atração é a igreja St. Boniface Kirk, do século 12. A ilha também é o lar do Knap of Howar, duas estruturas de pedra que datam de mais de cinco mil anos atrás, formando aquela que é considerada a casa de pedra mais antiga da Escócia.

knap-of-howar
Ilhas são lar do Knap of Howar, a mais antiga casa de pedra ainda preservada no norte da Europa. Local teria sido ocupado há quase 6 mil anos (Peter Standing / Knap of Howar / CC BY-SA 2.0/Wikimedia Commons)

Leia tudo sobre Escócia

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade
Publicidade