As locações dos filmes da saga Harry Potter no Reino Unido
Sete pontos icônicos, retratados ao longo da franquia, que você pode visitar na Inglaterra e na Escócia
O sucesso estrondoso da franquia de Harry Potter continua atraindo uma legião de fãs para lugares que serviram de locação para os filmes na Inglaterra e na Escócia. Veja sete pontos onde ocorreram gravações que você pode visitar:
1. Estação de King’s Cross, em Londres (Inglaterra)
Para embarcarem no Expresso de Hogwarts, os alunos de magia e bruxaria devem atravessar a parede da fictícia Plataforma 9 ¾ na estação King’s Cross, em Londres. A estação de trem entrou na brincadeira e instalou um carrinho de malas pela metade, como se estivesse adentrando a parede, para que os fãs possam tirar fotos imitando a famosa cena.
Um fotógrafo profissional fica no local tirando e vendendo as fotos, mas também é permitido fazer o seu próprio clique com o celular ou câmera, sem pagar nadade. Espere encontrar alguma fila, especialmente durante o verão e férias escolares. Veja mais informações no site. Logo ao lado há uma loja oficial com produtos de Harry Potter.
As cenas externas da estação foram gravadas, na verdade, na Estação St. Pancras – que fica logo ao lado de King’s Cross.
2. Estúdios da Warner Bros, em Watford (Inglaterra)
Em Watford, a noroeste de Londres, os estúdios da Warner Bros, onde foram gravados os filmes de Harry Potter, organizam tours. É possível visitar o cenário do Salão Principal de Hogwarts, da Floresta Proibida, do Beco Diagonal, e das estufas onde a Professora Sprout dava aulas de herbologia.
O programa dura quase quatro horas e custa £ 53,50. Uma das maneiras mais práticas de chegar a partir de Londres é embarcando no trem que sai da estação London Euston no bairro de Camden rumo a Watford Junction em 20 minutos. De lá saem ônibus elétricos, já incluídos no ingresso, que levam em mais 15 minutos até os estúdios da Warner Bros. Mais informações no site oficial.
3. Castelo de Alnwick, Northumberland (Inglaterra)
Nos dois primeiros filmes da série, o Castelo de Alnwick foi usado para dar vida à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O castelo aparece ao fundo, por exemplo, quando Harry Potter e seus colegas da Grifinória e da Sonserina aprenderam a voar em vassouras durante uma aula de quadribol em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Já em Harry Potter e a Câmara Secreta, o carro voador que Harry e Rony roubam do Sr. Weasley acaba aterrissando no Salgueiro Lutador – cena que também foi gravada na área do castelo.
O castelo é a residência oficial do Duque de Northumberland, mas pode ser visitado. O ingresso custa £ 20.50. Mais informações no site. A construção está mais próxima da capital escocesa do que de Londres. De Edimburgo, são menos de duas horas de carro. Os trens CrossCountry e Transpennine Express também fazem o trajeto até lá, com parada na estação Curly Lane – de onde é possível pegar o ônibus X18 MAX até o castelo.
4. Universidade de Oxford (Inglaterra)
A Universidade de Oxford emprestou algumas de suas salas para as filmagens da saga. A Bodleian Library, aberta em 1602, foi usada para gravar as cenas na Seção Proibida da Biblioteca de Hogwarts em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Para visitá-la, é preciso agendar uma visita guiada pelo site oficial: os tours guiados podem ser de 30 minutos (£ 10), 60 minutos (£ 15) ou 90 minutos (£ 20).
Aproveite para conhecer a Divinity School, um prédio anexo à Bodleian Library que aparece nos primeiros quatro filmes da saga como a ala hospitalar de Hogwarts. O ingresso adicional para acessá-lo custa £ 2.50 (reserve aqui).
A Universidade de Oxford fica a 1h30 de Londres pelo ônibus Megabus M40X que sai da estação Marble Arch Station Park Lane.
5. Catedral de Gloucester (Inglaterra)
Em Harry Potter e a Câmara Secreta, os alunos encontram palavras escritas com sangue em um dos corredores da escola. A cena foi rodada no interior da magnífica Catedral de Gloucester, que mistura os estilos Tudor, gótico e romanesco. A entrada é gratuita, mas uma doação voluntária de £ 5 é sugerida. São duas horas de carro de Londres até a cidade de Gloucester.
6. Trem a vapor Jacobite, em Fort William (Escócia)
As cenas aéreas do Expresso de Hogwarts fazendo o seu trajeto para a Escola de Magia e Bruxaria mostram, na verdade, o Jacobite Steam Train passando por cima de um viaduto nas Terras Altas da Escócia. O trem a vapor faz viagens entre as cidades escocesas de Fort William e Mallaig, passando por belíssimas paisagens como o Lago Eil. Uma forma de conhecê-lo é justamente embarcando no trem: as passagens custam £ 65 (mais informações no site).
Mas os fãs de Harry Potter costumam gostar ainda mais de vê-lo passando sobre o Viaduto de Glenfinnan, como aparece tantas vezes em cena, o que pode ser um perrengue: é preciso ficar aguardando, frequentemente debaixo de chuva, em um mirante no pequeníssimo vilarejo Glenfinnan, onde praticamente não há restaurantes ou lojas de conveniência. Os trens da ScotRail levam de Fort William para Glenfinnan. Depois, são mais trinta minutos de caminhada até o mirante.
7. Casa dos répteis no Zoológico de Londres (Inglaterra)
Nas primeiras cenas de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o protagonista descobre que consegue falar com cobras, uma habilidade chamada de ofidioglossia. A descoberta acontece quando Harry vê uma píton no Zoológico de Londres e o primo de Harry, Dudley, acaba preso no aquário da cobra. O ingresso do London Zoo, que fica no Regent’s Park, custa £ 31. Saiba mais no site.