Continua após publicidade

Vindima em Mendoza: festa e programação especial nas vinícolas

A cidade argentina é animada pela Festa Nacional da Vindima e por atividades especiais nas vinícolas, que permitem participar da colheita da uva

Por Duda Vasconcellos
Atualizado em 3 mar 2023, 14h06 - Publicado em 1 mar 2023, 10h01
A época da colheita das uvas é ideal para visitar as vinícolas de Mendoza (bluecinema/Getty Images)
Continua após publicidade

Os meses de fevereiro e março são especialmente interessantes para se visitar Mendoza, um paraíso argentino para os apreciadores de uma boa taça de vinho. É nessa época que acontece a colheita das uvas, oportunidade única de presenciar as mais de mil vinícolas da região funcionando a todo vapor. Como forma de celebrar esse importante período, todos os anos acontece a Festa Nacional da Vindima, com espetáculos que se estendem por quatro dias. Confira essa e outras atividades especiais que acontecerão em 2023: 

Festa Nacional da Vindima

Fiesta Nacional de la Vendimia, Mendoza, Argentina
Show da festa da vindima em Mendoza. (Fiesta Nacional de la Vendimia/Reprodução)

Com mais de 80 edições, a festa é a maior comemoração da colheita da uva no mundo e, em 2023, acontecerá de 3 a 6 de março no teatro grego Frank Romero Day. Na programação do evento estão desfiles de carros alegóricos e performances de música, teatro e dança, que buscam celebrar o vinho da região e contar a história da terra e do povo de Mendoza. Há atividades gratuitas e pagas, que custam entre 1.200 e 2.000 pesos argentinos. Os ingressos podem ser comprados no site EntradaWeb.

Vinícola Norton

De fevereiro a abril, a vinícola oferece o tour Trabajando Mi Terra, em que os visitantes podem vivenciar todas as etapas de produção do vinho, incluindo a colheita das uvas. Após as atividades no vinhedo, a visita segue para a adega, onde acontece uma degustação de empanadas e, claro, dos rótulos da vinícola. A experiência também inclui um almoço de três etapas no restaurante La Vid. O preço varia conforme a data e tamanho do grupo, as reservas devem ser feitas no site da vinícola

vindima mendoza argentina
Chapéu na cabeça, tesoura nas mãos: partiu colher uvas! (Bodega Norton Facebook/Reprodução)

Vinícola Lopez

Além das visitas convencionais, com uma hora de duração e degustação de dois vinhos, a vinícola oferece tours personalizados, como é o caso do Sensação Vindima. Esse passeio, disponível de março ao início de abril, permite que você conheça os vinhedos com as roupas e os acessórios apropriados para participar da colheita: chapéu, avental, tesoura de podar e caixa para colocar as uvas. Degustação de vinho e champanhe está incluída no pacote. O preço varia conforme a quantidade de participantes (é preciso de, no mínimo, dez pessoas). Solicite um orçamento no site da vinícola.

Bodega Lopez, Mendoza, Argentina
Visitantes vestidos adequadamente para a colheita de uvas na vinícola Lopez. (Bodega Lopez/Reprodução)

Outra visita guiada que permite participar da vindima e de todo o processo de elaboração dos vinhos da marca é a Estilo López. Nela está incluído o passeio pela fábrica de champanhe e pela vinícola, além de café da manhã e almoço no restaurante da propriedade. No fim, você ainda sai com uma garrafa personalizada de vinho tinto. O passeio custa 10.800 pesos argentinos por pessoa. Reservas no site da vinícola.

Leia tudo sobre a Argentina

Continua após a publicidade

Busque hospedagens em Mendoza no Booking

Busque hospedagem em Mendoza no Airbnb

Encontre o melhor voo para Mendoza

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade