Versalhes: abertos os aposentos nunca vistos de Maria Antonieta
Muito além do quarto de dormir, a rainha da França tinha salas privativas, biblioteca e muito ouro
No Palácio de Versalhes, os cômodos privativos de Maria Antonieta são tão luxuosos quanto a vida que a rainha da França levava. E a boa notícia é que eles foram restaurados e abertos ao público para uma visita especial que acontece até o fim de agosto e inclui café da manhã e tour guiado.
Em 2019, o quarto de dormir da rainha já havia sido reaberto ao público. Porém, as acomodações de Maria Antonieta eram mais amplas e consistiam, na verdade, em dois andares com vista para um pátio interno do palácio. Ela tinha uma certa obsessão pelo design de interiores e estava constantemente redecorando e expandindo suas acomodações até meados de 1788, quatro anos antes de a rainha literalmente perder a cabeça.
Logo no primeiro andar, a sala chamada de ‘Méridienne’ foi inteiramente redecorada em 1781, quando a rainha a cobriu com espelhos e tecidos em tons de lilás — a cor teria sido escolhida para representar a alegria pelo nascimento do primeiro filho que ela teve com Luís XVI. Construída no mesmo ano, a biblioteca fica logo ao lado dessa sala e tem diferentes tons de dourado e portas escondidas por livros falsos, tal como nos filmes.
Ver essa foto no Instagram
A sala seguinte é chamada de “Sala Dourada” e não é para menos: as tapeçarias de seda verde e os painéis de madeira das paredes são adornadas com flores, arabescos e medalhões de ouro (é pura ostentação!). Além disso, a rainha ainda tinha uma sala de jantar e uma sala de bilhar para uso pessoal, bem como salas menores que eram usadas por suas camareiras e criados.
A visita aos aposentos privativos de Maria Antonieta pode ser feita em temporadas especiais: em 2023, elas acontecerão de 10 a 24 de agosto e de 23 a 31 de dezembro. Os ingressos custam € 180 (quase R$ 970) e incluem um café da manhã no Palácio de Versalhes e a visita guiada aos cômodos da rainha.
Busque hospedagem em Paris pelo Booking
Busque hospedagem em Paris pelo Airbnb
Encontre os melhores voos para Paris