Toronto: roteiro de 3 dias na fascinante cidade do Canadá

Um itinerário essencial para curtir as atrações mais descoladas na capital da província de Ontário

Por Clarice Sena
Atualizado em 22 set 2024, 18h11 - Publicado em 22 set 2024, 16h00
toronto-canada-2
Com mais de 5 milhões de habitantes, Toronto é a maior metrópole do Canadá (Conor Samuel/Unsplash)
Continua após publicidade

O outono no Canadá oferece as condições ideais para curtir temperaturas baixas sem ter que encarar o rigoroso frio do inverno no hemisfério norte. Na estação em que as folhas de maple avermelhadas caem das árvores, a paisagem urbana de Toronto continua vibrante e repleta de joias a serem exploradas pelos visitantes.

A cidade tem 5 aeroportos, dos quais o principal é o Aeroporto Internacional Pearson. Brasileiros devem solicitar visto de entrada no país ou uma autorização eletrônica de viagem (eTA) para quem tem visto válido para os Estados Unidos. Chegando por lá, basta se lançar na diversidade de atrações disponíveis.

O que fazer em Toronto?

Em uma viagem de 3 dias, comece pelo cartão postal de Toronto, a Torre CN, e experimente uma visita ao tradicional St. Lawrence Market. Uma caminhada exploratória pelo caminho subterrâneo PATH te leva ao Hockey Hall of Fame e termina com uma cerveja na Amsterdam Brewhouse.

O segundo dia é recheado de passeios culturais, começando por um mergulho na história e cultura canadense ao visitar o Museu Real de Ontário. Depois de uma pausa para o café no aconchegante pátio Pamenar, explore a variedade do Kensington Market. Para celebrar a noite, desfrute de um jantar no Le Swan e um espetáculo no Four Seasons Centre.

No último dia da viagem, o passeio começa pelo Graffitti Alley, uma espécie de galeria a céu aberto. Depois, siga para o Museu de Arte Contemporânea e termine o dia relaxando em um dos bares mais conceituados da cidade. Você escolhe: The Pompette ou La Banane. Veja o roteiro detalhado a seguir.

As melhores atrações de Toronto

CN-tower-toronto-canada
CN Tower tem 553 metros de altura e foi a maior estrutura do mundo até 2009 (Zach Heiberg/Unsplash)

Torre CN

Com 553m de altura, a CN Tower é a terceira torre de comunicação mais alta do mundo e o ponto turístico mais importante de Toronto. A torre possui uma estrutura com mirante que oferece uma vista panorâmica deslumbrante. Se estiver buscando fortes emoções, é possível fazer o Edge Walk: uma caminhada na parte externa da torre a 356 metros de altura. Se o seu coração quer sossego, sem problemas: ainda é possível aproveitar uma ótima refeição no restaurante 360.

Continua após a publicidade

St. Lawrence Market

Aberto de terça a domingo, o St. Lawrence Market é um dos tradicionais mercados de Toronto. No mesmo estilo dos grandes mercados antigos do Brasil, o St. Lawrence conta com 120 lojistas e produtores locais que oferecem todos os tipos de alimentos. No local também acontecem eventos com música ao vivo e apresentações de dança.

path-toronto
PATH tem 30 km de galerias subterrâneas (LinedPhoto/Unsplash)

PATH

Não deixe Toronto sem passar pelo PATH. A rede de passarelas de pedestres subterrânea tem mais de 30 quilômetros de restaurantes, lojas, serviços e entretenimento. Os túneis, especialmente úteis nos dias mais gélidos e nevados do ano, facilitam o acesso ao transporte público, a pontos turísticos e a áreas de lazer e negócios. Por baixo da terra, é possível percorrer grandes trajetos sem se preocupar com o trânsito da superfície. Através do PATH, o visitante consegue chegar à CN Tower, ao Ripley’s Aquarium of Canada e ao Hockey Hall of Fame.

Hockey Hall of Fame

Um verdadeiro templo dedicado ao esporte mais amado do Canadá, o Hockey Hall of Fame tem a maior coleção do mundo de objetos sobre o hóquei no gelo. São várias exposições com artigos pessoais dos jogadores mais famosos de todos os tempos – inclusive do canadense Wayne Gretzky, o “Pelé do hóquei” -, camisas de times ao redor do mundo, troféus e áreas interativas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por HHOF (@thehockeyhalloffame)

Continua após a publicidade

A visita tem duração aproximada de duas horas, mas um ingresso permite o acesso durante o dia inteiro, caso queira sair para almoçar e voltar mais tarde. O Hall of Fame funciona todos os dias, das 10h às 17h, e o ingresso custa 25 dólares canadenses para o público geral.

Amsterdam Brewhouse

A Amsterdam Brewhouse é considerada uma das melhores cervejarias da cidade. Além da fábrica de cerveja, o local possui um restaurante à beira do lago Ontario onde se pode desfrutar de uma boa refeição acompanhada de uma das cervejas da casa ou de diversas marcas disponíveis.

Kensington Market

A ideia do Kensington Market é bem diferente do St. Lawrence. Não vá ao local esperando encontrar outro mercado que funciona em um grande galpão. Na verdade, trata-se de uma rua repleta de lojas e restaurantes nos quais se pode apreciar a diversidade cultural de Toronto.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pamenar (@pamenar_km)

Vale passear com calma pela rua, entrar em algumas lojas para conhecer e experimentar os produtos de diversas nacionalidades. Por ali, a pausa para descansar é no Café Pamenar, um badalado café com um pátio aconchegante.

Continua após a publicidade
museu-ontario
Fóssil de t-rex faz parte da exibição no Museu Real (Narciso Arellano/Unsplash)

Museu Real de Ontário

A visita ao Museu Real de Ontário já vale a pena pelo seu prédio com arquitetura incrível. No interior, prepare-se para uma visita com duração aproximada de 3 horas e infinitas maravilhas, já que a coleção do museu é bem vasta. Trata-se de um verdadeiro passeio pela história, começando pela parte de paleontologia com fósseis gigantescos. Entre as exposições permanentes e temporárias, objetos do Egito, China e Roma Antiga impressionam. Os preços dos ingressos variam de acordo com a data selecionada, consulte e reserve no site.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Royal Ontario Museum (@romtoronto)

Four Seasons Centre

Inaugurado em 2006, o Four Seasons Centre for the Performing Arts é um teatro com uma estrutura única. Com cerca de 2.000 assentos, o local foi construído com o intuito de fornecer o melhor nível de acústica para espetáculos de ópera e balé.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Canadian Opera Company (@canadianopera)

O Four Seasons é a casa permanente da Companhia de Ópera do Canadá e do Balé Nacional do Canadá. Os ingressos para os espetáculos custam a partir de 45 dólares canadenses e podem ser adquiridos no site.

Graffitti Alley

Não é exagero dizer que o Graffiti Alley é uma espécie de Beco do Batman de Toronto, com a diferença de que por lá o local é ainda maior. São alguns quarteirões de extensão pela Rush Lane nos quais se pode apreciar um verdadeiro museu a céu aberto de arte urbana.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Graffiti Alley Toronto (@graffitialleyt.o)

Repleto de grafites criativos e coloridos, os desenhos impressionam desde os amantes da “street art” até aqueles com menos familiaridade.

Continua após a publicidade

Museu de Arte Contemporânea

O MOCA Toronto é um pequeno e jovem museu de arte contemporânea. Na sede atual, possui quatro andares com exposições temporárias de artistas da cena local. Conectado com outras atrações artísticas no seu entorno, a instituição promove eventos pontuais com artistas, curadores e críticos de arte.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por MOCA Toronto (@mocatoronto)

O MOCA também possui sua própria cafeteria, a Forno Cultura, e está aberto todos os dias, das 11h às 18h. Os ingressos custam 14 dólares canadenses e podem ser adquiridos no site.

Leia tudo sobre o Canadá

Publicidade