Continua após publicidade

The Drake: como é se hospedar no hotel clássico de Chicago

Cenário de 'O Casamento do Meu Melhor Amigo', hotel com decoração classuda já recebeu hóspedes ilustres como Elizabeth Taylor e a Princesa Diana

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 10 out 2024, 11h37 - Publicado em 9 out 2024, 20h00

Mencionado logo na primeira cena de O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997), o hotel The Drake em Chicago é onde Julianne (Julia Roberts) e Michael (Dermot Mulroney) estão hospedados durante os principais acontecimentos da comédia romântica. Outros filmes que tiveram cenas gravadas ali incluem Missão Impossível (1996), O que as Mulheres Querem (2000) e Carol (2015).

A recorrência do The Drake na cultura pop não é à toa: trata-se de um dos hotéis mais icônicos de Chicago, que abriu as portas com grande pompa em 1920. Desde então, seus quartos já receberam muitos hóspedes ilustres, como Winston Churchill, Eleanor Roosevelt, Elizabeth Taylor, Grace Kelly, Walt Disney, Frank Sinatra e a Princesa Diana.

Administrado pela rede Hilton desde a década de 1980, o prédio em estilo renascentista italiano preserva a ambientação glamurosa da época de sua inauguração, com direito a lustres de cristal, largas colunas, cortinas de veludo, tetos e paredes revestidos de madeira e, para a minha surpresa, até um banco para se sentar dentro de um dos elevadores.

The Drake, Chicago, Estados Unidos
O lobby do The Drake é um luxo só (//Divulgação)

Os mais de 500 quartos seguem a mesma decoração clássica, com a vantagem de serem bem espaçosos: mesmo na categoria Deluxe Guest Room, que é a menor, havia espaço de sobra. Os banheiros passaram por uma bem-vinda modernização e agora são todos de mármore. Algumas acomodações ainda vêm com uma bela vista para o Lago Michigan de brinde.

The Drake, Chicago, Estados Unidos
Espaço de sobra na minha acomodação, que tinha vista para o lago (Bárbara Ligero/Viagem e Turismo)
Continua após a publicidade
The Drake, Chicago, Estados Unidos
Banheiros estão novinhos em folha, sem fugir do estilo clássico (//Divulgação)

Além de salões que podem ser reservados para eventos – houve um casamento e uma festa de formatura durante a minha estadia -, o edifício abriga quatro restaurantes abertos a não hóspedes.

O Coq d’Or é cheio de história: foi inaugurado em dezembro de 1933, logo após a revogação da Lei Seca, como o segundo estabelecimento de Chicago a obter a licença para comercializar bebidas alcoolicas. Até hoje, serve coquetéis clássicos e destilados puros.

O Palm Court, um dos mais bonitos salões do hotel, realiza um tradicional chá da tarde de sexta-feira a domingo, das 12h às 16h30. É preciso reservar com antecedência pelo OpenTable e custa US$ 71 por pessoa.

Continua após a publicidade
The Drake, Chicago, Estados Unidos
Palm Court é cenário para um tradicional chá da tarde (//Divulgação)

Mas o espaço que eu estava mais curiosa para conhecer era o Cafe on Oak, antes chamado Cape Cod Room. Como uma cápsula no tempo, o restaurante manteve boa parte da decoração de mais de oitenta anos atrás. Isso inclui um longo balcão de madeira onde, ao longo do tempo, várias pessoas escreveram suas iniciais com algo pontiagudo, como um canivete.

Você pode estar se perguntando o motivo para um hotel tão chique manter um balcão todo riscado. Pois bem: entre as iniciais estão “MM” e “JD”, riscadas por ninguém menos que Marilyn Monroe e Joe DiMaggio pouco depois de se casarem. Um gesto “romântico” no início de um matrimônio que ainda seria bastante turbulento. 

Inicialmente, o Cape Cod Room era um restaurante de frutos do mar. Com a mudança do nome para Cafe on Oak, veio também um novo menu focado em café da manhã. Mas uma coisa continua igual: todo mundo vai até o balcão de madeira para “caçar” as famosas iniciais. Eu encontrei! (veja a foto abaixo). Mas, se desistir da brincadeira, é só perguntar para algum funcionário que ele mostrará onde elas estão.

Continua após a publicidade

Outra opção para o café da manhã é o Lavazza Espression, mais informal, que vende cafés e croissaints para viagem.

The Drake, Chicago, Estados Unidos
Achou o “MM” e o “JD”? (//Viagem e Turismo)

O hotel não possui comodidades como piscina ou spa e a academia existente está um pouco datada. Mas em uma cidade tão cheia de atividades como Chicago, isso não chega a fazer falta, sobretudo por conta da excelente localização do hotel.

O edifício fica bem em frente à Oak Street Beach, uma agradável praia à beira do Lago Michigan que é ladeada por um calçadão com bancos para se sentar sob as árvores e pistas para caminhar, correr e pedalar.

Continua após a publicidade

A uma quadra está o 360 Chicago, famoso mirante que tem a melhor vista para o lago e para os arranha-céus da metrópole. De quebra, o hotel está em plena Magnificent Mile, famosa rua de compras de Chicago.

E, como a cidade é bastante plana e aprazível, não foi nenhum sacrifício caminhar vinte minutos até outros pontos turísticos mais distantes, como o Riverwalk e o Navy Pier.

The Drake, Chicago, Estados Unidos
Oak Street Beach vista de um dos quartos do The Drake (//Divulgação)

Serviço

The Drake fica na 140 East Walton Place. As diárias partem de R$ 709. Reserve sua hospedagem aqui.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Chicago

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade
Publicidade