Continua após publicidade

Passeio diferente: bicicleta acoplada ao trilho do trem em Marvão

Paisagem serrana do Alto Alentejo se revela em passeio que combina exercício físico com relaxamento

Por Rebeca de Ávila
Atualizado em 8 Maio 2024, 12h17 - Publicado em 8 Maio 2024, 12h00
Pessoa acessando o Airbnb pelo computador
 (Rail Bike Marvão/Divulgação)
Continua após publicidade

Pedalar em uma linha ferroviária desativada em uma vila histórica com menos de 100 habitantes é um programa diferentão o suficiente para você? No passeio vendido pela Rail Bike Marvão, no Alto Alentejo, em Portugal, o percurso entre antigas estações de trem é feito com bicicletas que se encaixam em trilhos do século 19 que foram desativados.

O programa é bem família: as bicicletas têm assentos duplos que podem ser ocupados por um adulto ou uma criança com mais de 1,25 metros de altura. Para carregar os pequenos de até três anos de idade, foi construída uma cadeirinha especial.

Além disso, ser um ás do ciclismo está longe de ser um requisito. O guia que conduz os grupos de no máximo 15 pessoas orienta paradas para descansar e curtir a vista do Alentejo, então o passeio não deixa de ser relaxante mesmo que envolva um exercício físico moderado.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rail Bike Marvão (@railbikemarvao)

Continua após a publicidade

A Rail Bike Marvão vende dois tipos de passeios, ambos saindo da estação Beirã-Marvão. No percurso A Ponte, a viagem tem 15 quilômetros de ida e volta e leva em torno de 2h30. “O percurso em si é bastante tranquilo, há uma pequena subida logo no início, e o restante do caminho é quase todo plano”, conta o jornalista brasileiro Matheus Temporini, que fez o trajeto.

O Castelo de Marvão, construído no século 13 como refúgio militar, pode ser visto entre a paisagem serrana, além de carvalhos e riachos. O destino do percurso é um ponte a 30 metros de altura: “na chegada, a paisagem é linda: de um lado deu para ver a Serra da Estrela ao fundo, ainda com neve no topo e, de outro, o Castelo de Vide”, relata Temporini, que fez o passeio na primavera e conseguiu ver os campos floridos.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rail Bike Marvão (@railbikemarvao)

O segundo percurso, Castelo de Vide, é um pouco mais puxado, com 32 quilômetros de ida e volta e cinco horas de duração. Nesse caso, as bicicletas atravessam o Parque Natural da Serra de São Mamede, área protegida onde fica Marvão, com vistas para sobreiros (árvore de onde extrai a cortiça) e as montanhas escarpadas. Por conta do calor, o trajeto não é oferecido durante o verão.

Continua após a publicidade

A linha de chegada fica depois da ponte de 30 metros, na pitoresca estação em Castelo de Vide, outra vila medieval onde é feita uma pausa para um piquenique. No retorno, também é possível petiscar e beber na cafeteria Cais Coberto, a base do Rail Bike Marvão em um antigo armazém de madeira.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rail Bike Marvão (@railbikemarvao)

Continua após a publicidade

Serviço

Rail Bike Marvão

Quando? Inverno: saídas às 10h e às 15h; Outono: saídas às 10h e às 16h; Primavera: saídas às 9h, 10h e às 17h; Verão: saídas às 8h, 8h30, 18h30 e às 19h.

Quanto? € 20 (percurso de 15 quilômetros); € 45 (percurso de 32 quilômetros). É preciso enviar um email para railbikemarvao@gmail.com para agendar o passeio.

Onde? Estação Ferroviária Beirã-Marvão Cais Coberto – Largo da Estação, Marvão, Portugal.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Portugal

Busque hospedagens em Portugal

Encontre as melhores opções de voos para Portugal

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade