Os melhores passeios de barco pelos rios da Europa
Navegar é uma forma de apreciar, sem pressa, o panorama de lindas cidades do Velho Continente

Os rios desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento das cidades da Europa, sendo essenciais para o transporte, comércio e abastecimento de água. Muitas das grandes cidades do Velho Continente, como Londres e Paris, surgiram e se expandiram ao redor de rios, que facilitaram a circulação de mercadorias e pessoas.
Hoje, passeios de barco por essas vias fluviais são uma ótima maneira de admirar o panorama dessas cidades. Veja, a seguir, alguns dos passeios de barco mais icônicos da Europa, listados pela plataforma de reserva de atividades Civitatis:
1. Rio Douro – Porto
O Rio Douro nasce na Espanha e deságua no Oceano Atlântico na altura do Porto, em Portugal, onde pontes icônicas ligam as margens e compõem a arquitetura histórica. A mais famosa delas é a Ponte Dom Luís I, cuja estrutura metálica que se tornou um dos símbolos do Porto. Uma opção de passeio de barco é o que passa por seis pontes em 50 minutos de navegação.

2. Rio Sena – Paris
Às margens do Rio Sena estão algumas das maiores referências de Paris, como o Museu d’Orsay, o Louvre, a Catedral de Notre-Dame e a Torre Eiffel. Um passeio de barco permite, portanto, admirar esses monumentos de uma nova perspectiva. Esse tour em barco panorâmico inclui comentários em português.

3. Rio Meno – Frankfurt
Frankfurt é recortada pelo Rio Meno, um dos mais importantes da Alemanha, por onde circula diariamente uma grande quantidade de mercadorias. Durante um passeio de barco, é possível ver o cenário mudar do bairro medieval para o distrito financeiro, onde estão os prédios mais modernos.

4. Rio Moldava – Praga
Praga foi conhecida por anos como a cidade dos alquimistas, cujas lendas estão intimamente ligadas ao Rio Moldava. Reza a lenda que os antigos alquimistas usavam o rio para aumentar o poder de suas poções. Durante o passeio de barco, os visitantes conseguem admirar alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade, como o Castelo de Praga e a Ponte Carlos.

5. Rio Danúbio – Budapeste
Como um dos rios mais longos e históricos da Europa, o Rio Danúbio foi testemunha de vários acontecimentos históricos: de batalhas do Império Romano aos conflitos que moldaram os Bálcãs nos anos 1990. O trecho do Rio Danúbio que passa por Budapeste é cenário principalmente de passeios de barco ao anoitecer: o ponto alto do tour é ver o prédio do Parlamento todo iluminado.
