Os melhores doces de Paris, por Tássia Magalhães
À frente do restaurante Nelita, em São Paulo, a chef premiada abriu este ano a boulangerie Mag Market, de inspiração francesa e com ingredientes brasileiros
Monsieur Caramel
“Uma confeitaria minúscula, no 18º arrondissement, fora da zona turística. Uma amiga me indicou o Monsieur Caramel quando eu estava fazendo pesquisas de confeitaria para o Mag Market, e foi simplesmente incrível – inclusive, encomendamos duas sobremesas para o nosso jantar de Réveillon. A torta de figo é simplesmente de comer rezando, a cheesecake também é incrível e o que nunca irei esquecer é a torta de yuzu [fruta cítrica de origem chinesa], um verdadeiro sonho. O lugar é super charmoso. O próprio confeiteiro atende as mesas e o menu é todo desenhado à mão.”
79 rue Duhesme, 18º Arr.
View this post on Instagram
Popelini
“A Popelini é uma casa de choux [ou carolinas, como costumamos chamar no Brasil]. Adoro esse lugar, são vários sabores, todos feitos com a mesma massa. Tem um sabor que é muito famoso, o de limão – como a torta de limão com merengue. E outro que parecia muito com uma torta de maçã. São várias unidades em Paris [veja os endereços no Instagram da loja], uma delas na charmosa Rue des Martyrs, reduto de restaurantes, padarias e confeitarias”.
29 Rue Debelleyme, Marais; 44 rue des Martyrs, Saint-Georges e mais
View this post on Instagram
Le Petit Grain
“Lugar surreal em Paris, com pães e doces maravilhosos. O Le Petit Grain é muito conhecido pelos pães de fermentação natural e os folhados, mas o flan de matcha e o carrot cake são fantásticos. Fica a 100 metros da estação de metrô Belleville e menos de dez minutos andando do Parc des Buttes-Chaumont”.
7 Rue Denoyez, Belleville
View this post on InstagramContinua após a publicidade
Tapisserie
“Confeitaria do mesmo grupo do Septime e Clamato [dois restaurantes com estrela Michelin em Paris], a Tapisserie tem sobremesas autorais com técnicas tradicionais e realmente incríveis. A loja da rua Charonne é pequena, com uma fachada nada chamativa, que pode passar despercebida. Mas os doces – a torta folhada de maçã com creme de baunilha é maravilhosa – e o cheiro são impossíveis de não notar. São duas unidades: uma na Rue de Charonne (a quinze minutos da Praça da Bastilha) e outra na Avenida Motte Picquet (entre o Champ de Mars e o Palácio dos Inválidos).
65 Rue de Charonne, 11º Arr. e 16 Avenue de la Motte Picquet, 7º Arr.
View this post on Instagram
Patisserie Blé Sucré
“Descobri a confeitaria Blé Sucré caminhando por Paris e provei a madeleine que eles fazem em tamanho maior para ser compartilhada. O sabor é delicioso, e os folhados também são incríveis, sem afetação. Está a dez minutos a pé da Praça da Bastilha e a uma quadra do mercado D’Aligre”.
7 Rue Antoine Vollon, 12º Arr.
View this post on Instagram
Sebastien Gaudard
“Confeitaria que amo em Paris. O chef Sebastien Gaudard é muito conhecido por lá, especialmente por sua torta de limão. Pra mim é impossível passar pela cidade e não provar as criações do chef, que tem duas lojas na cidade: uma na Rue des Martyrs e outra ao lado do Jardin des Tuileries”.
22, Rue des Martyrs e 1, Rue des Pyramides
View this post on Instagram
A premiada chef paulista Tássia Magalhães está à frente da boulangerie Mag Market e do restaurante Nelita – em 2022, eleito o 39º melhor da América Latina pelo The World’s 50 Best Restaurants.
Veja as melhores opções de voos para Paris