Os bares favoritos do chef Thiago Bañares na Europa
À frente de um dos melhores bares do mundo, o paulistano Tan Tan, Thiago indica hits da coquetelaria em Milão, Barcelona, Madri, Lisboa e Amsterdã
Super Lyan, em Amsterdã
“O lugar, que fica a um pulo da estação central de trens de Amsterdã, é tocado pelo indiano Ryan Chetiyawardana, mais conhecido como Mr. Lyan. Ele é bastante reconhecido na coquetelaria e já foi premiado como um dos melhores bartenders do mundo. No Super Lyan, os coquetéis são incríveis, especialmente os autorais. Não deixe de provar o jenever, destilado holandês que é um parente do gin”.
Nieuwezijds Voorburgwal 3
La Venencia, em Madri
“Considero o La Venencia um dos melhores bares que existem. O carro-chefe da casa é o jerez [vinho fortificado]. O lugar é super antigo, abriu as portas em 1922, e os donos proíbem que os clientes tirem fotos lá dentro. Você primeiro escolhe a bebida e só depois é que fornecem a comida, que costuma ser um prato de lombo de porco curado, azeitonas e queijos. É incrível, eu bebi lá o melhor jerez da minha vida. O lugar fica a meio caminho entre a Plaza Mayor e o Museu do Prado.”
Calle de Echegaray, 7
Ver essa foto no Instagram
Quattro Teste, em Lisboa
“Os proprietários são um casal: ela italiana, a Marta, ele um basco, o Alfonso e o cardápio divide-se nessas duas nacionalidades. Uma sidra basca com um pintxo de escabeche ou então um negroni ou um espresso livornese descem muito bem. O Quattro Teste fica perto do Castelo de São Jorge, então é possível emendar a visita com drinks.”
Rua São Cristóvão, 32
Rita’s Tiki Room, em Milão
“Um lugar em Milão que não pode faltar é o Rita’s Tiki Room, que fica em Navigli, um bairro com muitos canais e uma série de bares e restaurantes. É imperdível. O Rita’s é um incrível bar tiki [inspirado na cultura polinésia ‘exótica’ e tropical, presente do menu à decoração, com drinks feitos à base de rum]. Não tinha visto nada parecido antes.”
Ripa di Porta Ticinese, 69
Ver essa foto no Instagram
Backdoor 43, Mag e Iter, em Milão
“O Backdoor 43, o Mag e o Iter são três bares do mesmo grupo, colados um no outro no bairro de Navigli. O Backdoor 43 é o menor bar do mundo, onde só cabe um bartender e três clientes por vez. O Mag é um cocktail bar super antigo, que abre às 7h e fecha de madrugada – você pode tomar café da manhã ou, à tarde, o aperitivo, que é o happy hour de lá. Já o Iter é um restaurante que muda de conceito duas vezes por ano, de acordo com a pesquisa da equipe. Quando eu fui, o tema era o México. Tudo é feito na Itália, mas os produtos, em alguma etapa do processo, têm a mão de algum mexicano – um mezcal vindo de lá, por exemplo”.
Ripa di P.Ticinese
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
Quimet & Quimet, em Barcelona
“Um lugar que eu gosto muito é o Quimet & Quimet, um clássico bar de tapas para beber vermute on tap, isto é, direto das torneiras. E pra acompanhar, montaditos e tapas frias feitas com enlatados da casa, incrível. É parada obrigatória no Poble Sec.”
Carrer del Poeta Cabanyes, 25
Thiago Bañares é chef e proprietário do Tan Tan Noodle Bar, do Kotori e do The Liquor Store, todos em São Paulo. O Tan Tan figura na lista dos 100 melhores bares do mundo no prêmio The 50 Best; no ranking de 2023, divulgado em outubro, a casa subiu seis posições e passou a ocupar o 56º lugar na lista estendida (do 51⁰ ao 100⁰ colocado)