O trem Orient Express original voltará a fazer viagens na Europa
Vagões luxuosos da antiga composição de 1883 foram encontrados e estão passando por um minucioso restauro
Em 1883, Georges Nagelmackers fundou o Orient Express, um trem de luxo que percorria o trecho entre Paris e Istambul, ligando o Ocidente ao Oriente. Viajar por essa linha foi símbolo de status e elegância até 1977, ano em que o trem foi desativado. Mas os bons tempos voltaram. A descoberta do paradeiro de alguns vagões do comboio original fará com que o trem volte aos trilhos em 2024, a tempo da Olimpíada de Paris.
Os carros foram encontrados em 2015 na Polônia e, dois anos depois, foram comprados pela francesa Accor, dona de marcas como Ibis, Mercure, Sofitel e dezenas de outras. Eram vagões-cama, vagões-lounge e um vagão-restaurante em estilo art déco do final do século 19. No momento, eles estão passando por um grande restauro para que, quando forem relançados, incluam suítes e um vagão inteiro dedicado a eventos e apresentações. Nas imagens abaixo, veja como era o interior e os detalhes dos vagões quando foram encontrados:
Os trens e a linha original farão seu retorno com o nome de Nostalgie-Istanbul-Orient-Express, mas vale lembrar que essa não é a única rota ativa do Orient Express. No início dos anos 1980, dois empresários lançaram o Venice-Simplon-Orient-Express, que já opera várias rotas pela Europa conectando as cidades de Berlim, Budapeste, Istambul, Londres, Paris, Praga, Viena, Veneza e Verona. O preço das viagens varia de acordo com o trecho e as datas, podendo ser encontradas a partir de £1,879 (mais de R$ 10 mil na cotação atual). Além disso, em 2023 deve ser lançado o Orient Express La Dolce Vita, uma linha que deverá conectar 14 regiões do norte ao sul da Itália.