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Nova York: projeto quer boulevard para pedestres na Quinta Avenida

Obras poderiam reduzir número faixas de automóveis no trecho de 1,5 km entre Central Park e Bryant Park

Por Maurício Brum
6 nov 2024, 18h00
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Reforma modificaria trecho comercial de cerca de 1,5 km (Jose Oh/Unsplash)
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A Quinta Avenida, via comercial mais famosa de Nova York, pode mudar de cara nos próximos anos. Ao menos, é o que deseja um ambicioso projeto apresentado em meados de outubro pelo governo nova-iorquino e comerciantes instalados ao longo da “Fifth”, dispostos a investir mais de US$ 350 milhões – vindos de fundos públicos e privados – para tornar um trecho da avenida mais amigável aos pedestres.

Ainda dependendo de mais debates, o projeto prevê o início das obras para 2028, e já conta com a luz verde do prefeito Eric Adams. Segundo os idealizadores, o plano busca facilitar o que hoje ocorre na prática: mesmo centrada no tráfego de veículos, grande parte da avenida já acaba sendo ocupada pelos pedestres que buscam as lojas instaladas por ali, mesmo com as calçadas relativamente estreitas.

O que mudaria

As alterações na Quinta Avenida seriam feitas em um trecho de cerca de 1,5 km entre o Central Park e o Bryant Park, ao sul. A grande mudança é um aumento das calçadas nos dois lados da rua, reduzindo as faixas dedicadas aos veículos de cinco para três.

O projeto foi apresentado conjuntamente pela prefeitura de Nova York e pela Fifth Avenue Association, uma entidade que representa os negócios da região, e elencou alguns dados para justificar a necessidade da mudança: segundo os estudos, atualmente 70% da circulação naquela parte da avenida é feita a pé, mas o espaço destinado aos pedestres não condiz com isso.

Com a mudança, o que hoje são 7 metros de calçada em cada lado da rua seria ampliado para 10 metros – o que, além de facilitar caminhadas, também permitiria criar um corredor verde com árvores tornando a região mais cênica e melhorando a infraestrutura para lidar com os episódios de enchentes que atingem Manhattan de tempos em tempos.

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Hoje, uma média de 5,5 mil pedestres circula nesse trecho da Quinta Avenida por hora, um número que salta para 23 mil perto das festas de fim de ano.

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Mais árvores e menos faixas para automóveis: como a Quinta Avenida pode ficar a partir de 2028 (New York City Hall/Reprodução)

Projeto ainda depende de aprovações

Mais debates públicos devem ocorrer até o projeto sair do papel, algo que – na melhor das hipóteses – não deve ocorrer antes de 2028. Críticos da medida apontam que não houve discussão suficiente sobre como a mudança afetaria a circulação de ônibus e bicicletas na região, podendo produzir efeitos indesejados no trânsito ao redor.

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Os custos do projeto também vêm sendo questionados. Já os defensores garantem que o valor seria recuperado em até cinco anos após as obras, prevendo um aumento das vendas no comércio local após tornar a área mais atrativa para os visitantes.

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