Muralha de Adriano: como visitar antiga fronteira norte do Império Romano, na Inglaterra

Erguida quase 2 mil anos atrás, fortificação protegia extremos da Britânia contra povos que viviam na região da atual Escócia

Por Maurício Brum
6 Maio 2025, 18h00
muralha-de-adriano-reino-unido
Embora seja considerada uma tradicional "fronteira" com a Escócia, muralha está inteiramente em território inglês (Ray Harrington/Unsplash)
Continua após publicidade

Construída no segundo século depois de Cristo, a Muralha de Adriano tem um ar lendário para aficionados da história antiga: esse monumento que ainda tem amplos trechos conservados chegou a ser a fronteira mais setentrional do Império Romano. Usando pedras da região para construir uma fortificação com postos de observação e quartéis anexos, a estrutura defensiva no norte da atual Inglaterra percorre quase 120 km e necessariamente aparece no caminho de quem segue rumo à Escócia.

Longe da função original de proteger as terras da antiga Britânia de incursões dos povos nortenhos (os chamados pictos), hoje a velha muralha é um dos ícones milenares do Reino Unido, e um ponto muito procurado tanto por amantes da história romana quanto por aqueles que buscam fazer uma trilha a pé costeando a antiga fronteira. Toda a estrutura é considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1987.

A história da Muralha de Adriano

Idealizada para defender a província romana da Britânia de invasores vindos da Caledônia, como era conhecida a região da atual Escócia, a barreira de pedras começou a ser construída bem no meio do governo do imperador Adriano – por volta do ano 122.

A Muralha de Adriano não foi a única fortificação planejada pelos romanos. Duas décadas mais tarde, cerca de 160 km ao norte, Roma também fez a chamada Muralha de Antonino, com a intenção de expandir os limites do império. As fortificações de Adriano, porém, são muito mais conhecidas: feitas em pedra, resistiram ao tempo, enquanto a estrutura posterior era composta majoritariamente de turfa – enquanto a de Adriano permaneceu no imaginário, a de Antonino durou pouco e hoje se confunde com a paisagem em muitos pontos.

muralha-de-adriano-arvore
Muralha tinha quase 4 metros de altura quando foi construída, mas pedras foram sendo removidas ao longo dos séculos para uso em outras construções (Andrew Masters/Unsplash)
Continua após a publicidade

De acordo com registros da época, a muralha de pedra atingia uma altura equivalente a 12 pés nas unidades de medida romanas – cerca de 3,66 metros atuais. No entanto, o passar dos séculos reduziu drasticamente esse tamanho: com o declínio do Império, a função defensiva perdeu o sentido e as comunidades ao redor passaram a remover as pedras da muralha para reutilizá-las em estruturas do dia a dia, como casas, cercas, igrejas ou até mesmo na pavimentação das ruas de cidades próximas.

Como visitá-la

Adeptos de trilhas podem percorrer a pé a maior parte da extensão da muralha, seguindo a Hadrian’s Wall Path, um caminho de 135 km pelo interior inglês (a trilha é mais longa do que a própria muralha porque nem sempre ladeia as pedras, contando com alguns desvios próximos). Apesar de ser tomada de barro em alguns pontos, a caminhada é considerada relativamente fácil para quem tem boas condições físicas, além de ser bem sinalizada – mas, pela distância, exige planejamento para encontrar hospedagem pelo caminho.

housesteads-roman-fort
Housesteads Roman Fort é a fortificação mais bem conservada ao lado da muralha (marsupium photography/CC BY-SA 2.0/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

Também é possível direcionar sua visita apenas para seções específicas da muralha. Em geral, visitantes com pouco tempo para conhecer o local priorizam o Housesteads Roman Fort, considerado o mais completo entre os trechos preservados. O local fica no interior de Hexham, uma cidade a cerca de meia hora de carro de Newcastle, principal metrópole das redondezas (para quem usa as capitais como referência, Hexham fica a 500 km de Londres e a 160 km de Edimburgo).

O forte abre diariamente das 10h às 17h, com ingressos a partir de £ 10,40 para adultos.

Outros pontos da muralha com resquícios de fortes, museus e até representações com atores usando vestes romanas incluem o Chesters Roman Fort and Museum, a Cordbridge Roman Town e o Birdoswald Roman Fort. Confira mais informações sobre esses e outros pontos de interesse neste link.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre o Reino Unido

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade