Continua após publicidade

Monte Saint-Michel é atração imperdível na Normandia

Cidadela fica cercada de água em certos períodos do ano; veja quando visitar e como chegar a partir de Paris

Por Da Redação
Atualizado em 28 ago 2024, 14h50 - Publicado em 28 ago 2024, 10h00
Mont Saint-Michel, Normandia, França
Águas cercam o vilarejo na maré alta (Amaustan/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

O Monte Saint-Michel é um vilarejo medieval de menos de 50 habitantes que fica na divisa entre a Normandia e a Bretanha, a 350 km de Paris. A cidadela fica sobre uma colina rochosa, com uma abadia no alto e ruas estreitas na base.

Em 2023, a construção da abadia completou mil anos. Ali, desde 2001, moram monges da Fraternidade Monástica de Jerusalém. A estrutura possui 22 salões, terraços com um super visual para o Canal da Mancha e uma escultura do Arcanjo Miguel, retratado enfrentando um dragão com a sua espada.

+ A Civitatis vende ingressos para a abadia do Monte Saint-Michel

Depois de visitar a abadia (o acesso implica subir pelo menos 350 degraus), o programa consiste em flanar pelas ruas estreitas e medievais. La Grande Rue, a principal via, tem lojas de souvenir, restaurantes e hotéis. Mas o mais bacana é sair do circuito principal e se embrenhar em uma das várias ruelas estreitas, em que apenas uma pessoa consegue passar por vez, só para ver onde ela vai dar.

Quem opta por passar a noite por ali vê o monte mudar de identidade: no fim do dia, quase todos os turistas vão embora e a cidadela fica às moscas. Assim é mais fácil imaginar como as coisas deveriam ser por ali na Idade Média.

View this post on Instagram

A post shared by Viagem e Turismo (@viagemeturismo)

Continua após a publicidade

QUANDO IR

A melhor época para visitar o Monte Saint-Michel é entre maio e outubro, quando as luzes da primavera, do verão e do início do outono dão todo charme ao lugar. Antes de ir, verifique a tábua de marés no site da atração – é um espetáculo vê-la encher e esvaziar.

COMO CHEGAR

Saindo do Brasil, a melhor opção é pegar um voo até Paris. De lá, são mais 350 km até o Monte Saint-Michel, percurso que pode ser feito em 1h30 de TGV, com saída da estação Montparnasse e destino à Rennes (o percurso até monte leva mais um hora de ônibus); ou 2h30 de trem comum, com saída de Saint Lazarre e destino a Caen (mais 1h50 até Avranches de ônibus e mais 20 minutos até o Monte); de carro o percurso leva cerca de 3h40.

ONDE FICAR

Dentro do Monte Saint-Michel há poucos hotéis como o Les Terrasses Poulard e o Auberge Saint Pierre. A 2km da abadia tem o Mercure Saint Michel.

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Monte Saint-Michel

Veja um roteiro completo pela Normandia, de Giverny ao Mont Saint-Michel.

Publicidade