Uma belíssima abadia da ordem de Cister, em Schlierbach, na Áustria, com mais de 600 anos de história, guarda em seu interior uma queijaria orgânica, um ateliê de vitrais e um café com vista panorâmica.
O local foi fundado pelos cistercienses em 1355, mas foi abandonado durante a Reforma Protestante, por volta de 1556. Originalmente, o lugar era um convento para freiras, mas se tornou um monastério após a reocupação do edifício, em 1620. Cinquenta anos depois, a estrutura passou por uma revitalização em estilo barroco, que foi inaugurada em 1712.
Uma de suas salas é chamada de The Bernardisaal (veja nas fotos da galeria abaixo) – embora não haja imagens de São Bernardo. Pelas paredes, estão vários monarcas da Casa de Habsburgo. Não se sabe o nome do pintor responsável pelas artes nas paredes.
Hoje, as dependências são usadas para vários fins. Além de estar aberto para a visitação, o edifício ainda é utilizado como claustro. Ali há ainda um colégio católico, uma queijaria orgânica e um ateliê de vitrais. Também é possível reservar alguns dos salões para eventos.
No topo do prédio fica um café e restaurante com vista panorâmica do alto do vale do Kremstal. O espaço funciona também como loja que vende os produtos fabricados por ali, como os vitrais e os queijos orgânicos Schlierbacher, assim como doces e quitutes regionais.
View this post on Instagram
Serviço
O monastério fica na cidade que lhe deu o nome, Schlierbach, a duas horas de carro de Viena. As visitas guiadas ao espaço acontecem na temporada de abril até outubro, de terça-feira a sábado, das 10h30 às 14h. Mas os portões da igreja permanecem abertos das 8h30 às 15h, às segundas-feiras, e das 8h30 às 16h30, de terça a sábado. A entrada custa € 11,90 por pessoa.
O café funciona de terça-feira a sábado entre 8h30 e 17h, na temporada de abril a outubro. De novembro a março, o espaço fecha ao meio-dia aos sábados, com horário normal nos demais dias.
Veja as melhores opções de voos para Áustria