Continua após publicidade

Estação de esqui de Innsbruck, na Áustria, é cheia de modernidade

A mais urbana, olímpica e tirolesa estação de esqui

Por Fernando Souza
Atualizado em 25 jul 2019, 14h52 - Publicado em 28 dez 2014, 11h50

Atualizado em julho de 2019

Innsbruk, a segunda maior cidade dos Alpes, sede das Olimpíadas de Inverno de 1964 e 1976, respira ares urbanos, com trânsito movimentado, universidade, H&M, estádio de Eurocopa e aeroporto internacional.

É só a 30 minutos de ônibus estrada acima que os turistas alcançam oito das nove montanhas esquiáveis do vale do rio Inn. Caprichosa para os esportistas, Innsbruck é muito conveniente como destino de neve junto com cidade – um polo regional europeu rodeado pela majestosa cordilheira.Mont

Innsbruck tem 13 resorts de ski (Innsbruck/Reprodução)

Graças ao bom comércio local, ali eu comprei a minha primeira jaqueta de esqui, por € 100 na promoção da onipresente loja Intersport. Cheia de retângulos amarelos, a roupa se revelou tão cool na montanha que rendeu elogios semanas a fio. “Jaqueta legal!” Uma pena que o vento cortante e a neve pedregosa, icy, atrapalharam o esqui daquela manhã…

Continua após a publicidade

De volta à cidade, fui visitar o museu Tirol Panorama, nome emprestado de seu único quadro. A tela monumental de 360º, que dá a volta na sala redonda, mostra a Innsbruck de 1807, o vale do rio Inn e a luta dos camponeses que sobreviveram a três batalhas napoleônicas.

Há ainda mais um naco de história no calçadão da Maria-Theresien Strasse, no Centro Antigo, onde o modernoso shopping Rathaus convive com legítimas casas medievais, algumas do rococó tirolês.

Innsbruck - ed. 226 - ago/2014
A ruazona Maria-Theresien (Divulgação/Divulgação)

Perto do rio, o Telhado de Ouro, que cobre uma sacada, é o principal símbolo da cidade, um mimo do século 16 construído como um “camarote” para o imperador Maximiliano. Quatro séculos separam o cartão-postal da futurista Nordkettenbahn, a estação de teleférico desenhada pela famosa e delirante arquiteta iraquiana Zaha Hadid.

As 10 melhores estações de esqui do mundo

Europa:

 Courchevel

Continua após a publicidade

 Chamonix

 Zermatt

 St. Moritz

 Innsbruck

Continua após a publicidade

 Cortina D’Ampezzo

Estados Unidos:

 Aspen

 Vail

Continua após a publicidade

 Jackson Hole

 Park City

Busque hospedagem em Innsbruck

Leia tudo sobre estações de esqui

Publicidade