Continua após publicidade

Monastério barroco Schlierbach é opção de bate e volta de Viena

Construção histórica é hoje um espaço multifuncional que reúne fábrica de queijos, ateliê de vitrais, café e até escola

Por Malu Jansen
Atualizado em 4 jan 2024, 12h01 - Publicado em 4 jan 2024, 08h21

Uma belíssima abadia da ordem de Cister, em Schlierbach, na Áustria, com mais de 600 anos de história, guarda em seu interior uma queijaria orgânica, um ateliê de vitrais e um café com vista panorâmica.

O local foi fundado pelos cistercienses em 1355, mas foi abandonado durante a Reforma Protestante, por volta de 1556. Originalmente, o lugar era um convento para freiras, mas se tornou um monastério após a reocupação do edifício, em 1620. Cinquenta anos depois, a estrutura passou por uma revitalização em estilo barroco, que foi inaugurada em 1712.

Uma de suas salas é chamada de The Bernardisaal (veja nas fotos da galeria abaixo) – embora não haja imagens de São Bernardo. Pelas paredes, estão vários monarcas da Casa de Habsburgo. Não se sabe o nome do pintor responsável pelas artes nas paredes.

Hoje, as dependências são usadas para vários fins. Além de estar aberto para a visitação, o edifício ainda é utilizado como claustro. Ali há ainda um colégio católico, uma queijaria orgânica e um ateliê de vitrais. Também é possível reservar alguns dos salões para eventos.

No topo do prédio fica um café e restaurante com vista panorâmica do alto do vale do Kremstal. O espaço funciona também como loja que vende os produtos fabricados por ali, como os vitrais e os queijos orgânicos Schlierbacher, assim como doces e quitutes regionais.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Viagem e Turismo (@viagemeturismo)

Serviço

O monastério fica na cidade que lhe deu o nome, Schlierbach, a duas horas de carro de Viena. As visitas guiadas ao espaço acontecem na temporada de abril até outubro, de terça-feira a sábado, das 10h30 às 14h. Mas os portões da igreja permanecem abertos das 8h30 às 15h, às segundas-feiras, e das 8h30 às 16h30, de terça a sábado. A entrada custa € 11,90 por pessoa.

O café funciona de terça-feira a sábado entre 8h30 e 17h, na temporada de abril a outubro. De novembro a março, o espaço fecha ao meio-dia aos sábados, com horário normal nos demais dias.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Áustria

Veja as melhores opções de voos para Áustria

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade