México volta a exigir visto de turistas brasileiros

A medida visa reduzir o fluxo de pessoas que tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos pela fronteira terrestre

Por Caroline Dalla Vecchia Atualizado em 29 nov 2021, 16h39 - Publicado em 15 out 2021, 18h20

O México voltará a exigir visto dos cidadãos brasileiros que pretendem visitar o país a turismo. A medida, que entrará em vigor no dia 11 de dezembro, será temporária e visa diminuir o número de pessoas que tentam atravessar a fronteira terrestre para entrar de forma ilegal nos Estados Unidos. O anteprojeto foi divulgado no dia 14 de outubro pela Comissão Nacional de Melhora Regulatória e publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (29). O Brasil e o México mantinham um acordo mútuo de isenção de vistos desde 2004, de forma que bastava apresentar o passaporte brasileiro para entrar no território mexicano.

A nova regra estabelece que uma autorização eletrônica de viagem será pedida aos brasileiros que chegarem de avião ao México. O documento poderá ser solicitado gratuitamente no site da Secretaria de Relações Exteriores e do Instituto Nacional de Migração. Caso a intenção seja entrar no país por terra ou mar, será necessário solicitar o visto de turismo convencional às embaixadas ou consulados mexicanos. Serão abertas exceções aos cidadãos que tiveram visto ou permissão de residência do Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e/ou países europeus que integram o Espaço Schengen. A Secretaria de Governo do México disse que a medida visa facilitar “a identificação de pessoas cujo perfil não se ajusta ao de visitante ou de turista genuíno e que apresentem inconsistências na documentação”.

O anteprojeto também menciona o “número significativo de pessoas” que usam “a não exigência de vistos de forma indevida”. Após um período de redução no número de imigrações ilegais durante a pandemia, o Serviço de Alfândega e Proteção das Fronteiras dos Estados Unidos registrou mais de 73 mil apreensões entre outubro de 2020 e setembro de 2021. Segundo dados da Polícia Federal do Brasil, só em agosto de 2021 cerca de 9 mil brasileiros foram presos enquanto faziam a perigosa travessia do México para os Estados Unidos. A situação como um todo gerou desgastes na imagem do governo do presidente norte-americano Joe Biden, que já vinha pressionando o governo mexicano a tomar medidas para evitar uma nova crise na fronteira.

Leia tudo sobre México

Busque hospedagem no México

Continua após a publicidade

Publicidade