México: onde ver uma ‘lucha libre’ quando visitar o país
Com acrobacias e máscaras, luta livre mexicana é uma atração única que mobiliza multidões há quase um século. Saiba como assistir ao vivo

Mais do que uma curiosidade que muitas vezes aparece nos filmes, a lucha libre é um verdadeiro símbolo – e orgulho – nacional no México. Com uma tradição quase centenária, a versão local do que em outros países é conhecido como wrestling ou catch se destaca pelas acrobacias diferenciadas e pelas famosas máscaras utilizadas pelos lutadores como parte de seu alter ego no ringue.
Para fugir do lugar-comum em uma viagem ao México, pode ser uma boa ideia incluir uma noitada de lucha libre no roteiro.
A luta do México
Como em outros lugares onde variações da luta olímpica são mais populares, o wrestling entrou no México no século 19, como uma evolução da tradicionalíssima luta greco-romana – um tipo de combate que traça suas origens na Antiguidade.
O que se entende hoje por lucha libre, porém, começou na década de 1930. A influência veio da luta livre profissional dos Estados Unidos, que já era uma febre nas cidades da fronteira, como Juárez, vizinha da texana El Paso.
No país, o esporte ganhou sua estrutura e características próprias depois da fundação da organização hoje conhecida como Conselho Mundial de Lucha Libre (CMLL), entidade que promove os principais combates no México.

Vale lembrar que, embora os luchadores sejam atletas profissionais expondo suas habilidades reais, a luta mexicana segue a mesma lógica do wrestling profissional dos Estados Unidos: os vencedores são pré-determinados (mas o público não fica sabendo dos resultados com antecedência) e cada lutador é um personagem de uma grande narrativa criada para mobilizar os fãs.
É esporte, mas também é performance, o que faz muitos críticos torcerem o nariz. O entretenimento, porém, é garantido.
Onde ver a lucha libre
A casa por excelência da lucha libre é a Arena México, na capital do país. A versão atual do prédio histórico foi inaugurada na década de 1950 e, além de ser a sede do CMLL e palco dos confrontos mais famosos da modalidade, também sediou as disputas de boxe nos Jogos Olímpicos de 1968, celebrados na Cidade do México.
Outras sedes importantes dos duelos organizados pela CMLL são a Arena Coliseo, também na capital, além de ringues na cidades de Puebla (Arena Puebla) e Guadalajara (Coliseo de Guadalajara). Os dias mais concorridos para assistir às lutas são as sextas-feiras, mas há espetáculos em outras datas e horários. Nos chamados Martes Populares, as terças-feiras com desconto, é possível assistir às lutas na Arena México por preços a partir de 90 pesos mexicanos (cerca de R$ 25).
Ingressos são comercializados pela plataforma Ticketmaster. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do Conselho Mundial de Lucha Libre.