O México oficializou no dia 3 de agosto que voltará a exigir visto físico dos cidadãos brasileiros que pretendem visitar o país a turismo. A medida foi publicada no Diário Oficial da Federação e entrará em vigor dentro de um prazo de 15 dias, ou seja, no dia 18 de agosto.
O documento, válido por 180 dias, deve ser emitido presencialmente nos consulados mexicanos de São Paulo, do Rio de Janeiro ou de Brasília, mediante o pagamento de uma taxa de US$ 48. Os agendamentos devem ser feitos através do site citas.sre.gob.mex. Estão dispensados da exigência os viajantes que tiverem visto dos Estados Unidos ou do Canadá.
No dia 4 de agosto, a Embaixada do México no Brasil publicou uma recomendação: “não adquira passagens aéreas ou qualquer serviço turístico no México sem antes ter o visto físico correspondente estampado no passaporte”.
Atualmente, os turistas brasileiros não precisam do visto físico para entrar no México. Desde o final de 2021, porém, é necessário apresentar uma autorização eletrônica de viagem, que é gratuita e deve ser solicitada até 30 dias antes do embarque através da internet. Ela deixará de ser emitida no dia 18 de agosto, mas será aceita para entrar no país até 16 de setembro.
De qualquer forma, o sistema de emissão da autorização eletrônica de viagem está passando por instabilidades desde o dia 31 de maio. Em junho, o Itamaraty chegou a pedir ao governo mexicano que tomasse “providências urgentes” para solucionar a questão, mas o problema ainda persiste e muitos brasileiros não estão conseguindo obter o documento a tempo do embarque.
Como tirar o visto mexicano
Para tirar o visto mexicano, os cidadãos brasileiros devem agendar uma entrevista através do site citas.sre.gob.mex. Na data e horário marcados, é preciso comparecer no consulado mexicanos de São Paulo, do Rio de Janeiro ou de Brasília com os seguintes documentos:
- Formulário do visto preenchido (ele deve ser impresso em uma só folha, frente e verso) com foto 3×4 recente, colorida e com fundo branco.
- Original e cópia do passaporte válido
- Original e cópia de pelo menos um dos três documentos a seguir: comprovante empregatício e contracheque dos últimos três meses, extrato bancário dos últimos três meses, comprovante de posse de um imóvel.
O pagamento da taxa de US$ 48 deve ser feito via PIX. Os vistos aprovados são entregues no mesmo dia do processamento.
Outros documentos
É necessário, ainda, ficar atento aos documentos a serem preenchidos antes da viagem ao México. O primeiro é o Formulário de Imigração Múltipla (FMM), que precisa ser impresso em duas vias. O segundo é o de Dados de Identificação, relacionados à Alfândega, que também deve ser impresso antes da chegada ao aeroporto.