O Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, o Malba, inaugurou em 22 de setembro uma nova unidade na região metropolitana da capital argentina. Localizado em um subúrbio residencial em Escobar, a cerca de 45 km do centro portenho, o Malba Puertos possui espaços internos para exposição de pinturas e esculturas, além de áreas para instalações e apresentações artísticas ao ar livre.
Com projeto do escritório de arquitetura espanhol Herreros, o espaço envidraçado de 5.500 m² foi idealizado no ano passado e busca se integrar às árvores e ao lago vizinho. Fora do agito da metrópole, mas perto o bastante para uma esticada de carro, o espaço rende uma tarde agradável para os aficionados por arte que estejam passando uns dias em Buenos Aires.
Segundo o fundador do Malba, Eduardo Costantini, o Malba Puertos surgiu como parte de um esforço para “descentralizar a oferta cultural” na capital argentina, criando espaços também na província de Buenos Aires, que rodeia a cidade homônima. A necessidade teria se tornado mais visível no período da pandemia, quando a Argentina adotou uma das políticas mais restritivas à circulação. Além disso, o Malba Puertos colocará em exibição peças que estavam na reserva técnica do Malba de Palermo.
Ver essa foto no Instagram
Exposições em cartaz
Há quatro exposições em cartaz no novo Malba Puertos. Até 8 de dezembro, Ensayos naturales I estabelece um diálogo entre 12 painéis do coletivo de arte Mondongo e 12 pinturas de Luis Ouvrard.
Já La vida que explota reúne cinco esculturas de seres antropomorfizados que Gabriel Chaile apresentou durante a Bienal de Veneza em 2022 – agora em exibição permanente no Malba Puertos – em paralelo com as obras têxteis de Claudia Alarcón e do coletivo de tecelãs Silät.
Em Acto reflejo, as aquarelas de Amadeo Azar são combinadas à obras da coleção do Malba e da coleção Eduardo Costantini. Por fim, Mueble escultura propõe que os visitantes questionem quais peças são móveis e quais são esculturas, refletindo se existe um ponto preciso onde termina a funcionalidade e começa a poesia.
Essas três últimas exposições ficam em cartaz até 2 de março de 2025.
Ver essa foto no Instagram
O Malba
Fundado em 2001, o Malba original é um dos museus mais modernos de Buenos Aires, dedicado à exposição de obras de artistas latino-americanos contemporâneos. O foco é principalmente em trabalhos produzidos do início do século 20 em diante, com destaque para pinturas, esculturas e fotografias. O espaço também costuma sediar oficinas e ciclos de literatura e cinema.
Em sua sede principal, localizada no número 3435 da Avenida Figueroa Alcorta, no bairro de Palermo, um dos destaques do Malba é Abaporu da brasileira Tarsila do Amaral, que integra a coleção de Eduardo Costantini desde 1995.
Serviço
O Malba Puertos se localiza em Puertos del Lago, um condomínio de alto padrão a cerca de uma hora de carro do centro de Buenos Aires. O endereço é Avenida de la Bahía, 160, na cidade de Belén de Escobar (também chamada simplesmente de Escobar).
O museu abre de terça a domingo, das 12h às 19h. A entrada é gratuita. Não há transporte público que deixa diretamente no local, então o indicado é ir de carro. Há estacionamento anexo ao prédio. Para refeições, o museu também conta com um café com vista para o lago.