Londres: os melhores mercados de Natal
Onde tomar mulled wine, patinar no gelo e comprar lembrancinhas feitas por artistas locais no fim de ano
Em Londres, os cheiros de biscoitos de canela, mulled wine (ou quentão), nozes torradas e mince pie, uma torta de carne moída com frutas secas, anunciam que dezembro está chegando. É a época da cidade se superproduzir com árvores gigantes, guirlandas e fios quilométricos de luzes.
Os mercados de Natal, onde o espírito de celebração particularmente se aflora, são a melhor pedida para unir a comilança de iguarias típicas com os presentinhos e os cliques da decoração.
E tem para todos os gostos, desde quiosques ao longo de rios e galerias vitorianas seculares até grandes parques de diversão e tendas de circo. Abaixo, veja oito mercados de Natal para seguir o caminho do Papai Noel em Londres:
Leadenhall Market
Aberto durante o ano todo, o mercado tem um visual espetacular com chão de paralelepípedo, teto de vidro e ferro fundido e uma bela cúpula no centro da galeria. Mas a arquitetura vitoriana do espaço – de pé desde o século 14 – se torna ainda mais charmosa durante o Natal, quando uma árvore de cinco metros é decorada e luzes iluminam os caminhos.
No Natal de 2025, o grande destaque é a feira especial da SoLo Craft Fair, em 13 de dezembro, das 12h às 17h. São dezenas de expositores com decoração, moda vintage, arte e peças artesanais, além de oficinas temáticas. Além das barracas, há mais de 20 restaurantes e bares que funcionam diariamente no mercado. A entrada é gratuita.
Onde? Gracechurch St, London EC3V 1LT.7.
Ver essa foto no Instagram
Borough Market
Sob os arcos verdes de pontes da era vitoriana, o mercado é um dos mais antigos e famosos de Londres. Em dezembro, os corredores ganham guirlandas, luzes e azevinhos e o mercado estende seu horário de funcionamento até às 17h.
Entre as barracas enfeitadas, é possível encontrar vinho quente, bolos, pães artesanais, chocolates e todo tipo de mimo gastronômico. Além dos comerciantes habituais, surgem bancas convidadas como a Borough Cheese Company com cestas de queijos e a Food & Forest com produtos tradicionais de nozes. Além disso, no dia 10 de dezembro, acontece o evento anual Evening of Cheese, com queijeiros vendendo laticínios de diversas regiões da Europa.
Onde? 9 Stoney Street, London SE1 9AA.
Ver essa foto no Instagram
Southbank Winter Market
Às margens do rio Tâmisa, que reflete o brilho das luzes de Natal, pequenas cabanas de madeira criam uma atmosfera alpina e abrigam barracas de doces, salgados e lembrancinhas.
Até 4 de janeiro, você pode provar comidas como hambúrgueres feitos na hora e arepas venezuelanas. Para adoçar, tem panquecas, cookies no estilo americano e chocolates artesanais. Enquanto caminha ao longo do rio você também encontrará opções de presentes festivos artesanais exclusivos.
Onde? The Queen’s Walk, London SE1 8XX.
Ver essa foto no Instagram
Hyde Park Winter Wonderland
Em 2007, o Hyde Park abrigou a primeira edição do que viria a ser um dos mercados mais extravagantes de Londres. O Winter Wonderland foi incrementado com 150 atrações de parque de diversão ao longo dos anos e hoje conta com ringue de patinação, escorregador de gelo, apresentações de circo, montanhas-russas e rodas-gigantes.
Entre os quiosques de comida, chamam atenção as barracas de bolos, pizzas, cachorro-quente e tacos. A novidade de 2025 é o Jingle Bell Bistro, o primeiro mercado de street food do mundo pensado especialmente para crianças. O refúgio da badalação está no mercado propriamente dito, com barracas de presentes, comidas, além de música ao vivo e fogueira.
Entre 14 de novembro e 1 de janeiro, o parque abre todos os dias, menos no Natal. A entrada é gratuita fora dos horários de pico, quando é preciso desembolsar a partir de £ 5 (ingressos disponíveis aqui), sem contar as atrações pagas à parte.
Onde? Hyde Park – Serpentine Road, London, W2 2UH.
Ver essa foto no Instagram
Christmas in Covent Garden
Os 40 sinos com laços, as 12 bolas de Natal gigantes e a árvore de 17 metros provam que o Covent Garden não brinca em serviço no Natal. Em 2025, o clima fica ainda mais encantador, com barracas cheias de presentes, mimos e enfeites, um pop-up da Lego na praça e o quiosque festivo da Ladurée funcionando até o Ano-Novo com macarons.
Enquanto os restaurantes lançam menus natalinos e as lojas viram um paraíso para resolver a lista de presentes, até o Papai Noel aparece, com uma lojinha temática no London Transport Museum. O mercado funciona até janeiro de 2026.
Onde? The Market Building, London WC2E 8RF.
Ver essa foto no Instagram
Leicester Square Christmas Market
Entre as árvores iluminadas do calçadão de Leicester Square, o clima natalino domina o espaço. Depois de patinar na pista de gelo, que toma conta da praça até o dia 6 de janeiro, dá para passear pelas barracas cheias de comidinhas, doces típicos e presentes artesanais.
Onde? Leicester Square, London WC2H 7LU.
Ver essa foto no Instagram
DIY Christmas Art Market
Para quem procura presentes, é impossível sair de mãos abanando da DIY Christmas Art Market. Mais de 100 estandes vendem pinturas, ilustrações, camisetas, bordados, adesivos, zines, ecobags e bijuterias, todos feitos à mão por artistas locais.
A edição de Natal acontece em 13 de dezembro, das 11h às 17h, mas no dia 14 também ocorre o Christmas Independent Ceramics Market, que vende só itens de cerâmica. É preciso pagar £ 3.41 para entrar em ambos (ingressos disponíveis aqui).
Onde? Copeland Park & Bussey Building, 133 Copeland Road.
Ver essa foto no Instagram
So Last Century Christmas Market
Especializado em peças retrô, o mercado terá duas edições natalinas diferentes neste ano. A primeira acontece na Dulwich Picture Gallery, onde os corredores e jardins recebem cerca de 20 expositores com móveis de época, louças, lustres, cerâmicas e guirlandas. Nos jardins, crepes, galettes e bebidas quentes dão o clima festivo, com direito a chocolate e vinho quente.
Onde? Dulwich Picture Gallery (dia 6 e 7 de dezembro); Beckenham Place Mansion (dia 13 e 14 de dezembro).
Ver essa foto no Instagram
Old Spitalfields Christmas Market
Este mercado de Natal conta com comidas irresistíveis, como docinhos artesanais e barracas temáticas cheias de roupas, acessórios, joias e arte independente, além das lojas e boutiques fixas ao redor, perfeitas para fechar a lista de presentes. As decorações já viraram atração, incluindo a cabine telefônica decorada e uma guirlanda enorme.
Durante todo o mês de dezembro, funciona o Charity Super.Mkt, com peças vintage e achados sustentáveis. Às quartas, o mercado recebe o Urban Makers Christmas Market, com presentes artesanais. Às quintas, é a vez do Antiques & Vintage Market, repleto de peças únicas. Já nas sextas 5 e 19 de dezembro, o espaço recebe o Vinyl Market, ideal para quem busca discos e trilhas natalinas.
Rio de Janeiro volta a ter árvore de Natal na Lagoa Rodrigo de Freitas
Casa Museu Ema Klabin apresenta exposição sobre arqueologia da cidade de São Paulo
Florianópolis: quiosques na praia são obrigados a servir PF por R$ 40
Natal em São Paulo: roteiro pelas principais atrações em 2025
Como funciona a viagem de trem entre Belo Horizonte e Vitória





