Continua após publicidade

Grande Museu Egípcio é parcialmente inaugurado em Gizé

Escultura de 83 toneladas do faraó Ramsés II recepciona quem visita as 12 galerias com itens do Egito Antigo

Por Rebeca de Ávila
Atualizado em 18 out 2024, 10h10 - Publicado em 18 out 2024, 10h00
Grande Museu Egípicio, Cairo, Egito
 (Grande Museu Egípicio/Divulgação)
Continua após publicidade

Em construção desde 2005, o Grande Museu Egípicio, no Cairo, foi parcialmente aberto no dia 15 de outubro. Até quatro mil visitantes por dia podem conhecer as doze salas que foram inauguradas antes da abertura oficial do complexo, ainda sem data. 

Ao entrar no pavilhão principal, uma gigantesca escultura do faraó Ramsés II, com 83 toneladas e 3.200 anos, recebe os visitantes. As doze salas estão organizadas por dinastias e exibem em torno de 15 mil artefatos que revelam aspectos da sociedade e religião no Egito Antigo. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Grand Egyptian Museum (@grandegyptianmuseum)

Lápides e estátuas de deuses e membros de famílias reais podem ser esperados na visita. Em uma escadaria com vista para as Pirâmides de Gizé, há 60 esculturas, sarcófagos e um obelisco expostos.

Todas as salas têm recursos multimídia que explicam o cotidiano egípcio e há uma galeria que utiliza realidade virtual para contar sobre as práticas funerárias da época.

Continua após a publicidade

Desde 2022, algumas áreas do museu estão abertas para tours limitados, como é o caso do museu infantil, da biblioteca, do espaço de exposições temporárias e do laboratório de restauração de antiguidades. As visitas podem ser agendadas neste link.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Grand Egyptian Museum (@grandegyptianmuseum)

Sobre o Grande Museu Egípcio

O museu foi idealizado em 1992 pelo ex-presidente Hosni Mubarak, mas as construções só começaram em 2005, três anos depois de um concurso para decidir que o escritório irlandês Heneghan Peng Architects iria desenhar o megaprojeto.

Continua após a publicidade

Em obras há quase 20 anos, o museu teve sua inauguração adiada sucessivas vezes por crises políticas, financeiras e a pandemia de Covid-19. Até o momento, já foi investido US$ 1 bilhão na construção, que está sendo feita ao lado das Pirâmides de Gizé e promete ser o maior museu arqueológico do mundo, com 500 mil m².

Quando for inaugurado, o espaço exibirá mais de 100 mil itens do Egito Antigo, sendo que os mais aguardados são as 5,4 mil peças encontrados nas tumbas do faraó Tutancâmon. Os artefatos foram descobertos pelo arqueólogo britânico Howard Carter, em 1922, e passaram por muitos museus ocidentais até serem repatriados e chegarem às mãos do Grande Museu Egípcio.

Serviço

Grande Museu Egípcio

Quando? Galerias, das 9h às 17h, e demais áreas, das 8h30 às 18h.

Quanto? 1.200 libras egípcias (em torno de R$ 140; consulte a cotação do dia). Ingressos disponíveis no site.

Continua após a publicidade

Onde? El Remaya Square – Gizé.

Leia tudo sobre Egito

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade