Eventos na Inglaterra celebram os 250 anos de Jane Austen

Diferentes cidades onde a romancista viveu, como Steventon, Bath e Chawton, organizam exposições, palestras e bailes inspirados na Era da Regência

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 5 fev 2025, 14h10 - Publicado em 5 fev 2025, 14h00
Jane Austen Centre, Bath, Inglaterra
Centenas pessoas vestidas com roupas vitorianas devem participar do Festival de Jane Austen em Bath (Visit Britain/Divulgação)
Continua após publicidade

Jane Austen pode ter escrito sobre o período regencial britânico, mas suas observações afiadas para questões do âmbito íntimo e do universo feminino fazem com que sua obra permaneça atual. 2025 marca os 250 anos do nascimento da escritora, o que motivará uma série de celebrações pelo Reino Unido, especialmente nas cidades que ela já chamou de lar. Não à toa, o The New York Times cita a “Inglaterra de Jane Austen” como o primeiro de sua lista de destinos para visitar em 2025. Veja, a seguir, os principais eventos programados ao longo do ano, que servem também como uma viagem pela vida e obra da romancista:

Steventon

Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775 no vilarejo de Steventon, na região de Hampshire, que está organizando três eventos em sua homenagem. No dia 8 de junho, está programado um concerto musical na capela que a família frequentava. Já no dia 6 de julho, será realizada uma feira no terreno onde costumava ficar a casa dos Austen. A mesma capela voltará a celebrar a escritora com uma missa no dia de seu aniversário, 16 de dezembro. Mais informações no site.

Bath

Bath foi a cidade onde Jane Austen viveu entre 1801 e 1806 e o cenário escolhido para dois de seus livros, Persuasão e Abadia de Northanger. Uma das principais atrações da cidade é o Jane Austen Centre, um museu pequeno, porém charmoso, que conta a vida da escritora e a maneira como suas experiências pessoais serviram de inspiração para seus romances.

O espaço realizará dois bailes inspirados na Era da Regência. O de 31 de maio trará referências de Persuasão, enquanto o de 28 de junho será baseado no romance inacabado Sanditon. E não se preocupe caso você seja introvertido como o Sr. Darcy: nas duas ocasiões, serão realizadas aulas para aprender a dançar como naquela época.

Além disso, anualmente, no mês de setembro, o Jane Austen Centre realiza um festival. Em 2025, não será diferente: a edição desse ano acontecerá entre os dias 12 e 21 e, como de costume, reunirá centenas de pessoas vestidas com roupas de época. Haverá mais dois bales (com aulas de dança), além de palestras e tours focados na Era da Regência, na vida e na obra de Jane Austen.

O Nº1 Royal Crescent, outro importante museu de Bath, receberá entre 5 de julho e 2 de novembro a exposição The Most Tiresome Place in the World’: Jane Austen & Bath, que aborda a relação da escritora com a cidade. Acontece que Jane Austen não gostava particularmente de morar em Bath, onde ela considerava a vida social superficial o inclusive pode ter servido de inspiração para as suas críticas às convenções da época.

Continua após a publicidade

O The Holbourne Museum, por sua vez, fará uma exposição reunindo as ilustrações que acompanharam os livros de Jane Austen ao longo dos anos. A mostra ficará em cartaz de 11 de setembro a 11 de janeiro de 2026.

+ Julia Quinn se inspirou em Jane Austen ao escrever Bridgerton, que virou série da Netflix. Veja um roteiro pelas locações em Bath.

View this post on Instagram

A post shared by Jane Austen Festival, Bath (@jafestivalbath)

Southampton

Southampton é outro local que possui uma relação com Jane Austen, ainda que menor. A escritora estudou por um curto período na cidade portuária, onde também celebrou o seu aniversário de 18 anos e morou por um tempo com um irmão depois de deixar Bath. Essas passagens foram suficientes para Southampton querer fazer parte das celebrações dos 250 anos, exibindo a escrivaninha portátil onde ela redigiu o primeiro rascunho de Orgulho e Preconceito – um empréstimo da British Library, em Londres. A peça, que foi um presente de seu pai, estará em exposição até 23 de fevereiro na God’s House Tower.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by God’s House Tower (@ght_soton)

Chawton

Depois de morar em Bath e passar um tempo em Southampton, a escritora se mudou para um chalé em Chawton em 1809. A construção, hoje conhecida como Jane Austen’s House, realizará uma série de festivais inspirados em suas obras, com workshops, passeios guiados pela cidade, rodas de conversa, leituras em voz alta e mais. O pontapé inicial foi o festival de Orgulho e Preconceito em janeiro, mas ainda estão programados os de Razão e Sensibilidade (1º a 11 de maio) e Emma (12 a 20 de julho), além de um evento na semana de seu aniversário (13 a 21 de dezembro). O Jane Austen’s House também aproveitou as celebrações de 250 anos para inaugurar sua nova exposição permanente Jane Austen and the Art of Writing, que aborda o seu processo criativo. Entre os destaques da coleção estão as primeiras edições de seus livros.

View this post on Instagram

A post shared by Visit Hampshire (@visit_hampshire)

Alton

Assim como algumas de suas personagens, Jane Austen também gostava muito de fazer longas caminhadas. Quando a escritora e suas irmãs moravam em Chawton, elas costumavam ir andando até Alton, que fica a cerca de trinta minutos a pé, para fazer compras ou visitar conhecidos. De 20 a 29 de junho, cidade receberá a sua anual Jane Austen Regency Week, com uma feira inspirada na Era da Regência e a inauguração do novo Jane Austen Garden.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Jane Austen’s House (@janeaustenshouse)

Winchester

No fim de sua vida, Jane Austen adoeceu e se mudou, junto com uma irmã, de Chawton para Winchester em busca de tratamento médico. As duas moraram em uma propriedade pertencente atualmente à Winchester College, que abrirá o apartamento ao público pela primeira vez na história (os ingressos são limitados e devem ser reservados com antecedência). A escritora faleceu nessa mesma cidade em 18 de julho de 1817 e está sepultada na Winchester Cathedral. A lápide memorial, visitada por muitos fãs, menciona os “extraordinários dotes da sua mente”, mas não suas realizações como romancista. Como forma de fazer justiça à sua memória, a catedral encomendou uma escultura em tamanho-real de Jane Austen, que está sendo produzida por Martin Jennings (o mesmo responsável pelo perfil do Rei Charles III em moedas comemorativas). Ainda não há data prevista para inauguração da obra.

View this post on Instagram

A post shared by Winchester Cathedral (@winchestercathedral)

 

Leia tudo sobre Reino Unido

Continua após a publicidade

*Com informações da BBC

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

 

Publicidade