Continua após publicidade

Puerto Aventuras: mordomia em bairro fechado da Riviera Maya

Veja como é ficar no resort Dreams Aventuras, um oásis de tranquilidade, segurança e com serviço de primeira

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 23 out 2023, 16h20 - Publicado em 13 out 2023, 10h09

Se por muito tempo Playa del Carmen foi a antítese de Cancún, hoje elas andam quase de mãos dadas. Playa cresceu muito nos últimos vinte anos, ganhou hotelões, beach clubs, shoppings e uma vida noturna considerável, com direito a filial da famosa balada open bar Coco Bongo. 

Mas basta dirigir 25 minutos rumo ao sul para encontrar uma parte ainda bastante pacata da Riviera Maya. Trata-se de Puerto Aventuras, que fica no meio do caminho entre Playa del Carmen e a também badalada Tulum. De Cancún são 90 quilômetros, cerca de 1h30. A localização central faz de Puerto Aventuras uma ótima base para passeios pela região: ali perto estão parques temáticos do grupo Xcaret, praias como Xpu Há e Akumal e uma porção de cenotes, incluindo o famoso Cenote Azul.

Comunidade de pouco mais de 20 mil habitantes, Puerto Aventuras é dividida ao meio pela Carretera 307. De um lado, fica a zona residencial. Do outro, a zona turística, um bairro fechado de 364 hectares todo perfeitinho, com ruas arborizadas recortadas por canais e ligadas por pontes que rendem uma gostosa caminhada. Ali dentro há uma marina repleta de iates, um campo de golfe, quadras de tênis, restaurantes, casas e apartamentos de veraneio. As construções são todas baixas e pintadas de salmão ou creme, puro encanto. 

Puerto Aventuras, Riviera Maya, México
Puerto Aventuras: construções baixas em tons de salmão, iates e um lindo paisagismo compõem o cenário (Mariya Zakharova/Getty Images)

O lugar é frequentado principalmente por estadunidenses endinheirados que vão passar as férias ou que decidiram ficar de vez para gastar suas aposentadorias em pesos mexicanos. O clima é de um verão eterno: é possível vê-los circulando despreocupadamente para lá e para cá a bordo de seus carrinhos de golfe, que junto com as bicicletas são o meio de transporte oficial do lugar.

Quem conhece o Litoral Norte de São Paulo vê muitas semelhanças com Riviera de São Lourenço, que também é um bairro planejado e fechado dentro da cidade de Bertioga. Ou pelo menos foi essa imagem que veio à minha mente ao chegar em Puerto Aventuras, onde os seguranças na guarita de entrada não abrem a cancela sem que antes você apresente um documento com foto e informe seu destino. No meu caso, o Dreams Aventuras

DREAMS AVENTURAS

Sim, também existem hotéis dentro do bairro fechado de Puerto Aventuras. E o mais luxuoso deles é o Dreams Aventuras, que faz parte da “Inclusive Collection, part of World of Hyatt”. A proposta dessa coleção de resorts espalhados pelo México, Caribe e Europa é proporcionar um regime all-inclusive em que realmente tudo esteja incluído: até as gorjetas, o frigobar e o serviço de quarto.

Continua após a publicidade

Renovado durante a pandemia, o Dreams Aventuras consiste em um prédio de sete andares com 305 acomodações no total — o que pode ser considerado boutique para os padrões da Riviera Maya. Além de trazerem uma sensação maior de aconchego, essas dimensões tornam viável uma estadia com muitos mimos. 

View this post on Instagram

A post shared by Dreams Aventuras Riviera Maya (@dreamsaventurasrivieramaya)

A começar pelo tamanho dos quartos: a maioria tem 40m² e alguns chegam a 66m². Todos possuem varanda e são decorados com móveis de madeira clara, que remetem à uma moderna casa de praia. Nos da categoria “Swim Out”, que ficam no andar térreo, as varandas dão acesso direto a pequenas piscinas privativas.

View this post on Instagram

A post shared by Dreams Aventuras Riviera Maya (@dreamsaventurasrivieramaya)

Continua após a publicidade

Essas acomodações rodeiam a piscina principal, onde acontecem aulas de dança, hidroginástica e partidas de vôlei na água. O clima é de festa mesmo quando não há nenhuma atividade em curso, já que há quase sempre música alta tocando. A playlist é composta principalmente por hits dos anos 1980 para agradar a maioria de hóspedes estadunidenses, que passam horas tomando drinks em torno do bar molhado. Logo ao lado, dois toboáguas entretêm as crianças.

View this post on Instagram

A post shared by Dreams Aventuras Riviera Maya (@dreamsaventurasrivieramaya)

Eu sou do time que prefere sossego e sempre encontrava um lugarzinho para chamar de meu em uma das espreguiçadeiras e day beds espalhadas pela praia, logo adiante. Como o mar é mais escuro e agitado em Puerto Aventuras, o Dreams construiu uma barreira de pedras que cria uma espécie de piscina natural. De quebra, ela também dificulta a chegada do sargaço, um problema comum em toda a região: as poucas algas que acabam passando são recolhidas por funcionários do hotel pela manhã e no final da tarde. 

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Dreams Aventuras Riviera Maya (@dreamsaventurasrivieramaya)

É preciso dizer: quem vai esperando encontrar água azul-turquesa calminha, vida marinha e um horizonte desimpedido como a que eu tinha encontrado dias antes em Cancún pode se desapontar com a paisagem de Puerto Aventuras. Mas a solução, que também é utilizada por outros resorts da região, garante banhos de mar limpos e, principalmente, seguros. Assim os pais ficam totalmente despreocupados enquanto a criançada brinca na água e dá para remar os caiaques e stand up paddles, que ficam à disposição para você pegar emprestado sem custos adicionais.

Praia do hotel ao pôr do sol: difícil é tirar as crianças da água rasa e calminha
Praia do hotel ao pôr do sol: difícil é tirar as crianças da água rasa e calminha (Bárbara Ligero/Viagem e Turismo)

Durante o dia, a faixa de areia recebe animadas partidas de vôlei. À noite, é montado um telão para exibição de filmes ao ar livre, à la Mostra de Cinema de Gostoso. Achei um barato pegar um cineminha com brisa no rosto e ondas de trilha sonora, mas o meu marido gostou mesmo do sports bar, anexo ao lobby do hotel.

De dia, vôlei de areia. De noite, cineminha.
De dia, vôlei de areia. De noite, cineminha. (Instagram/Reprodução/Bárbara Ligero/Viagem e Turismo)

Estávamos à beira da piscina quando ele, corinthiano fanático, decidiu assistir pela telinha do celular uma partida supostamente imperdível contra o Goiás. Um funcionário do hotel reparou na situação, se aproximou e perguntou se ele não preferia ver o jogo no tal do sports bar. O maridão respondeu que adoraria, mas explicou que se tratava de uma etapa do Campeonato Brasileiro que só estava sendo transmitida pelo Premiere (o pay-per-view da Globo). 

Continua após a publicidade

O funcionário desapareceu de vista por alguns minutos e depois voltou com a notícia: de alguma forma misteriosa, ele tinha conseguido acesso à transmissão, que já estava sendo exibida no telão do bar especialmente para o único hóspede corinthiano, com direito a drinks, petiscos e ar condicionado. O Goiás venceu o Timão por 3 a 1, mas nem mesmo o desgosto com o placar foi capaz de apagar o bom-humor do meu marido depois desse gesto do hotel — que exemplifica bem como é atencioso o serviço no Dreams.

Além do sports bar, o hotel também possui em suas áreas internas uma academia moderna, com garrafas de Gatorade à vontade, e uma sala de jogos que foi pensada para pais e filhos brincarem juntos: há mesas de bilhar, pebolim e pingue-pongue, fliperamas, videogames e vários jogos de tabuleiro. 

A sala de jogos com proposta multigeracional atrai até mesmo os hóspedes adultos que estão viajando sem crianças
A sala de jogos atrai até mesmo hóspedes adultos que estão viajando sem crianças (//Divulgação)

Os brinquedos mais infantis ficam no Explorer’s Club, Q.G. das crianças de 3 a 12 anos que podem ficar ali com os monitores das 9h às 21h30.

View this post on Instagram

A post shared by Dreams Aventuras Riviera Maya (@dreamsaventurasrivieramaya)

Todas as atividades mencionadas até aqui estão incluídas na diária. O que fica de fora são os serviços do spa, que utiliza produtos da marca de skincare Pevonia. Antes de fazer qualquer tratamento, você tem direito a usar as áreas de relaxamento: o meu ritual começou com um chazinho, continuou na sauna a vapor e terminou com um circuito completo de hidroterapia, que consiste em entrar em uma piscina e passar por diferentes jatos d’água que vão massageando cada parte do corpo. No final desse processo, eu já não tinha um músculo sequer tensionado, mas uma massagem relaxante ainda me aguardava. É de sair flutuando.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Dreams Aventuras Riviera Maya (@dreamsaventurasrivieramaya)

Voltando para o universo all-inclusive, a gastronomia é parte importante da hospedagem no Dreams. Os dias começam com o café da manhã em sistema de buffet do World Café, com opções bem ao gosto dos norte-americanas: ovos, bacon, bagels, muffins e donuts. Ali também é servido o almoço, mas os hóspedes costumam preferir pedir algo para comer à beira da praia ou da piscina: os garçons dos bares Barracuda, Manatees e Sugar Reef levam lanches e porções até a sua espreguiçadeira.

Para a sobremesa, o Coco Café é a pedida: o espaço no lobby do hotel fica aberto 24 horas por dia servindo chás, cafés, bolos, tortas, cookies e sorvetes. Sem falar que existe a possibilidade de pedir serviço de quarto, também a qualquer hora: o menu com sanduíches, pizzas e outros pratos mais simples também está incluído na diária.

Mas o destaque do all-inclusive do Dreams é mesmo o jantar: há seis opções diferentes de restaurantes a la carte. No El Patio, de comida mexicana, comi as melhores enchiladas de porco de toda a viagem e provei uma tradicional sopa asteca, feita com tortilha de milho. O queridinho entre os hóspedes é o Gohan, que funciona como um rodízio japonês com diferentes opções de sushis, temakis e peixes. 

Restaurante Gohan: para se acabar no rodízio de japonês
Restaurante Gohan: para se acabar no rodízio de comida japonesa (Bárbara Ligero/Viagem e Turismo)

O Oceana foca nos frutos do mar; o Seaside Grill, nas carnes; e o Portofino, nas massas e risotos. E há ainda o Barefoot Grill, um restaurante pé-na-areia que assa pizzas no forno à lenha. 

El Patio e Oceana, Dreams Aventuras, Puerto Aventuras, Riviera Maya, México
El Patio e Oceana: as ambientações dos restaurantes são tão diferentes entre si que você esquece que está jantando todos os dias no mesmo resort (Bárbara Ligero/Viagem e Turismo)

Diante de tamanha variedade, a monotonia passa longe e é bem provável que você nem considere comer fora do Dreams. Mas, se isso acontecer, vale dizer que Puerto Aventuras não tem muitas opções de restaurantes. Bom que o agito de Playa del Carmen está logo ali, a menos de meia hora de carro.  

PREFERRED CLUB

No Dreams Aventuras, quartos da categoria Preferred Club dão direito a alguns luxos adicionais. Além de fazerem check-in e check-out em uma recepção separada, os hóspedes podem acessar um lounge, que fica no corredor dos quartos, com buffet de comidas e bar de bebidas. A categoria também dá direito a alguns mimos: 1) acessar uma piscina exclusiva com livros e protetor solar à disposição; 1) café da manhã em sistema a la carte no restaurante Oceana; 3) frequentar o circuito de hidroterapia do spa uma vez durante a estadia, mesmo sem ter nenhum tratamento agendado.

SERVIÇO

As diárias no Dreams Aventuras custam a partir de R$ 850 por pessoa em apartamento duplo (reserve sua hospedagem aqui). Em Puerto Aventuras também ficam os resorts Catalonia Riviera Maya Resort & Spa e o Puerto Aventuras Hotel & Beach Club. Do lado de fora do bairro fechado, mas logo ao lado, está o Hard Rock Hotel Riviera Maya. Existem ainda casas e apartamentos em Puerto Aventuras disponíveis para locação pelo Airbnb.

Reserve sua hospedagem no Dreams Aventuras

Leia tudo sobre México

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade