Continua após publicidade

Como é assistir a um jogo de basquete da NBA em Orlando

A emoção de pisar na arena, o show nos intervalos, onde comprar ingressos, calendário da temporada e outras dicas

Por Malu Jansen
Atualizado em 8 mar 2024, 15h10 - Publicado em 7 mar 2024, 10h35

Uma experiência que vai além do combo de parques temáticos e compras em Orlando é acompanhar uma partida da NBA, a principal liga de basquete do planeta. O time que representa a cidade é o Orlando Magic, criado em 1989, que tem um simpático dragão chamado Stuff como mascote. 

A casa do time é o Kia Center, uma arena localizada no centro da cidade, região que poucos turistas acabam frequentando por ficar um tanto afastada dos parques. Ou seja, assistir a um jogo é também uma ótima oportunidade de conhecer um outro lado de Orlando – que, por sinal, é bastante charmoso e repleto de bares e restaurantes.

Mas como funciona a NBA? 

A temporada da NBA vai de outubro a junho. Por isso, se a sua viagem estiver marcada entre julho e setembro, não haverá a possibilidade de acompanhar um jogo do Orlando Magic. 

Os times participantes do campeonato são divididos em duas conferências (leste e oeste), com 15 times cada. Os oito melhores colocados de cada grupo avançam para os chamados playoffs, que é a fase de mata-mata da competição. Quem perde está eliminado do torneio.

Por isso, os jogos dos playoffs são decisivos e mais importantes – o que significa mais torcedores na arena.

A fase regular, disputada em pontos corridos, vai até abril. Depois disso, se o Orlando Magic classificar para o mata-mata, os jogos eliminatórios vão até junho ou, claro, até o time ser derrotado. 

Continua após a publicidade

Como é a experiência de acompanhar um jogo da NBA?

Com alguns meses de antecedência (falarei mais sobre isso no próximo tópico), compramos ingressos para assistir a uma partida que coincidia com a nossa viagem para Orlando, em janeiro. No dia do jogo, houve a ameaça de um tornado na Flórida, com direito a alarme no celular e tudo. Decidimos arriscar e, partindo da International Drive, chegamos à arena em torno de 40 minutos. Por sorte, o tornado nunca se materializou e o jogo não foi cancelado.  

Entrar na arena foi rápido. Passamos por quiosques vendendo comidas, bebidas e outros produtos e em poucos minutos já estávamos em nossos lugares.

Logo antes do início da partida, todas as luzes se apagaram e apenas os letreiros coloridos ficaram iluminados com as cores do Orlando Magic e dos patrocinadores – a cena é de arrepiar! 

Kia Center, Orlando, Estados Unidos
As projeções no telão e nas arquibancadas do Kia Center sinalizam que o jogo já vai começar (Malu Jansen/Arquivo pessoal)

A partida era contra o Minnesota Timberwolves, que naquele momento era o primeiro colocado da conferência oeste. Ou seja, foi um baita jogo, com as duas equipes dando tudo de si. Embora eu tenha torcido muito para o time da casa, os líderes levaram a melhor, por 113 a 92. 

Para quem está acostumado a ver jogos de futebol, o ritmo do basquete é bem mais acelerado, já que a quadra é bem menor. Os jogadores, quase todos com mais de dois metros de altura, correm de um lado para o outro da quadra numa velocidade impressionante.  

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Orlando Magic (@orlandomagic)

Outro aspecto interessante é que há muitos intervalos ao longo da partida. Mas não há um segundo de tédio enquanto os jogadores se hidratam e recebem as instruções da equipe técnica: é o time sair da quadra para entrarem em cena cheerleaders, cantores e dançarinos. 

Também são nesses momentos que acontecem as clássicas interações com a torcida por meio do telão: a câmera “flagra” alguns torcedores, que devem dançar, interagir ou até mesmo trocar beijos! 

Na saída, vale dar uma passadinha na loja do Orlando Magic, que vende camisetas oficiais, bandeiras e outros souvenirs para guardar de lembrança – inclusive com o Mickey! Como a Disney é uma das patrocinadoras do time, o querido ratinho estampa algumas das lembranças vendidas por ali. 

Continua após a publicidade

O estádio é muito bem planejado e não teve muvuca em momento algum.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por STUFF – Orlando Magic Mascot (@stuffmagic)

Como comprar ingressos para os jogos do Orlando Magic? 

Os ingressos oficiais para os jogos estão disponíveis na plataforma do Ticketmaster. É possível comprar com antecedência, como eu fiz, mas você também consegue ingressos em cima da hora. Especialmente durante a temporada regular, geralmente ainda há ingressos disponíveis alguns dias antes das partidas.

A arena Kia Center tem capacidade para 20 mil pessoas e há diferentes categorias de assentos: quanto mais próximos da quadra, mais caros. Os ingressos mais em conta partem dos US$ 18, podendo chegar a mais de US$ 2.000. O lugar é projetado de forma que mesmo sentado em um lugar lá em cima é possível enxergar bem o que está acontecendo em quadra. Os assentos são marcados e você escolhe no momento da compra.

Continua após a publicidade

Confira os jogos do Orlando Magic realizados no Kia Center: 

10 de março de 2024: Orlando Magic vs Indiana Pacers

13 de março de 2024: Orlando Magic vs Brooklyn Nets

17 de março de 2024: Orlando Magic vs Toronto Raptors

19 de março de 2024: Orlando Magic vs Charlotte Hornets

21 de março de 2024: Orlando Magic vs New Orleans Pelicans

Continua após a publicidade

23 de março de 2024: Orlando Magic vs Sacramento Kings

27 de março de 2024: Orlando Magic vs Golden State Warriors

29 de março de 2024: Orlando Magic vs Los Angeles Clippers

30 de março de 2024: Orlando Magic vs Memphis Grizzlies

1 de abril de 2024: Orlando Magic vs Portland Trail Blazers

7 de abril de 2024: Orlando Magic vs Chicago Bulls

14 de abril de 2024: Orlando Magic vs Milwaukee Bucks

Leia tudo sobre Orlando

Busque hospedagem em Orlando

Encontre o melhor voo para Orlando

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade