O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, anunciou a reabertura do país para viajantes internacionais do mundo inteiro. Aqueles que já tiverem um visto válido poderão viajar a partir do dia 21 de fevereiro, desde que estejam completamente vacinados contra a Covid-19.
O site do governo australiano especifica que o comprovante de vacinação deve estar em inglês, digitalizado ou em papel, e conter: nome completo correspondente ao do passaporte, data de nascimento, nome da vacina e data de recebimento das doses. Dessa forma, o documento emitido em inglês através do Conecte SUS (veja o passo a passo aqui) deve ser o bastante.
A segunda dose ou dose única, no caso da Janssen, deve ser tido administrada há pelo menos sete dias. Serão aceitos os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca, Janssen, Coronavac, Moderna Sputnik, Sinopharm e Novavax. As crianças de menos de 12 não precisam estar vacinadas.
Porém, todos os viajantes com mais de cinco anos devem apresentar resultado negativo para um teste do tipo RT-PCR, feito no máximo 72 horas antes do embarque no primeiro voo internacional.
No site do governo australiano é possível conferir as regras de entrada e as restrições vigentes em cada estado. O estado da Austrália Ocidental, cuja maior cidade é Perth, por exemplo, afirmou que suas fronteiras permanecerão fechadas. Já os estados de New South Wales e Victoria, onde ficam Sydney e Melbourne, estão abertos.
A Austrália já vinha diminuindo as suas restrições desde novembro de 2021, quando reabriu para alguns países vizinhos e autorizou a entrada de pessoas que tivessem vistos de estudo ou de trabalho válidos.
Ainda não há uma previsão de quando serão retomados os serviços de emissão de vistos novos e de renovação dos documentos que tinham sido concedidos antes do início da pandemia.
Busque hospedagem na Austrália