As locações do filme ‘Conclave’, na Itália

Estúdios da Cinecittà, Villa Medici e Palazzo Barberini foram algumas das locações em Roma

Por Rebeca de Ávila
Atualizado em 24 fev 2025, 13h01 - Publicado em 20 fev 2025, 12h00
A Capela Sistina foi recriada nos estúdios Cinecittà, em Roma (Cinecittà/Reprodução)
Continua após publicidade

Na corrida pelo Oscar, Conclave, de Edward Berger, concorre em oito categorias com um enredo tenso e misterioso sobre a reunião de cardeais para a escolha de um novo papa. Para que o conclave ocorra, os representantes da igreja ficam completamente isolados no Vaticano, em Roma, então não faltam ambientes reclusos e pomposos no filme. 

A produção fez estudos de campo no Vaticano antes da abertura diária para visitantes, mas algumas áreas são de acesso restrito e tiveram que contar com a imaginação e liberdade poética da equipe de arte para a recriação dos ambientes. Além disso, não é possível fazer filmagens lá dentro, então a sede fictícia da Igreja Católica é uma colagem de diferentes locações na Itália.

Veja onde Conclave foi filmado:

Cinecittà 

A Capela Sistina é central na trama porque é lá que os cardeais se reúnem para a decisão de quem assumirá o papado. Como o Vaticano não permite gravações, o jeito foi recriar sua arquitetura nos estúdios da Cinecittà, em Roma, que já foram usados em O Poderoso Chefão, Gladiador e em clássicos de Federico Fellini, como A Doce Vida

À revista Town & Country, a diretora de arte, Suzie Davies, explicou que levou dez semanas para reaproveitar um antigo cenário que estava no estúdio e que o Vaticano de Conclave foi gravado em 12 locais diferentes. 

Cinecittà, Roma, Itália
(Focus Features/Reprodução)
Continua após a publicidade

Perto da Capela Sistina, na Cinecittà, a Casa Santa Marta, onde os cardeais dormem durante o conclave, também foi recriada. A diretora de arte disse que tornou o ambiente mais claustrofóbico e austero do que sua arquitetura real.

Palácio de Caserta

O palácio barroco, a 35 km de Nápoles, é tão elegante quanto a Capela Sistina e foi utilizado para cenas internas de corredores e obras de arte. No filme, é possível identificar o Scalone d’Onore, uma escadaria de 116 degraus de mármore que termina em uma rampa ladeada por duas esculturas de leões em tamanho real.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Reggia di Caserta (@reggiadicaserta)

Apesar de ser muito maior, o Palácio de Caserta é apelidado de “Versalhes italiana”, já que foi construído no século 18 para ser a residência do rei Charles de Bourbon, e rivalizar com a construção francesa. São 1200 quartos cercados por 123 hectares de jardins, piscinas, fontes e cascatas.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Reggia di Caserta (@reggiadicaserta)

+ A Civitatis tem visita guiada ao Palácio de Caserta

Villa Medici

O palácio do século 16, perto da Villa Borghese, em Roma, é um museu de arte que abriga a Academia Francesa de Roma. Por conta de sua similaridade com os jardins do Vaticano, foi escolhido para as gravações do lago de tartarugas e da cena em que os guarda-chuvas dos cardeais andando preenchem a tela.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Académie de France à Rome – Villa Médicis (@villa_medici)

Continua após a publicidade

Palazzo Barberini

Há uma galeria de arte com obras de Rafael, Bernini e Caravaggio dentro do palácio barroco, construído no século 17, em frente à Piazza Barberini. O salão com papel de parede dourado, lareira gigante, janelões e pinturas no teto foi escolhido para o discurso inicial do decano Lawrence no início do conclave.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Barberini Corsini (@barberinicorsini)

Palácio do Comandante

O palácio romano foi construído como parte do Complexo Monumental de Espírito Santo, um antigo hospital do século oito. O pátio dentro do palácio é onde as gravações dos cardeais chegando para o conclave foram feitas. É possível ver as colunas jônicas, a fonte no centro do ambiente e brasões familiares.

Palazzo del Commendatore, Roma, Itália
O palácio foi construído no século 16 por ordem do papa Pio V (Sailko/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Itália

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade