Os encantos de um vilarejo no Alentejo que parou no tempo
Ruas caiadas de branco, edificações milenares e vistas de tirar o fôlego. Razões não faltam para conhecer Monsaraz

Monsaraz é uma viagem no tempo. Situada na região de Alentejo no topo de uma colina e cercada por muralhas, a vila guarda em seu interior ruas de pedra, casas caiadas e janelas floridas. Localizada a 55km de Évora, que será a Capital Europeia da Cultura de 2027, Monsaraz é uma parada imperdivel na região para quem ama a interseção entre história, cultura e beleza natural.
Uma das joias da vila é seu Castelo, de onde se tem uma vista panorâmica da região e do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. Construído no século 14, a estrutura serviu como fortificação estratégica, cuja antiga praça de armas ainda mantém a tradição de sediar eventos e festas locais.

Outro ponto importante de Monsaraz é a sua religiosidade. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, do século 16, em estilo renascentista, é onde foi sepultado o cavaleiro templário Gomes Martins Silvestre, primeiro governante da vila. A Igreja da Misericórdia, Igreja de Santiago e a Capela de São João Batista são outros patrimônios religiosos que merecem uma visita na passagem pela vila.

A Casa da Inquisição guarda a memória da presença judaica na região, e os antigos Paços da Audiência exibe a pintura “O Bom e o Mau Juiz”, que estima-se ter sido criada por volta de 1500 e representa uma sátira da justiça da época.
Monsaraz conta também com algumas lojas de artesanato típicos, com cerâmicas, tapeçarias e produtos regionais.

O pôr do sol junto ao Lago Alqueva é um momento sublime. E em noites de céu noturno límpido e estrelado, Monsaraz se transforma em um dos melhores destinos para observação astronômica em Portugal.
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp