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Acesso de turistas será restrito em vilarejo tradicional de Seul

Moradores da Vila Hanok de Bukchon reclamam de lixo, barulho e problemas de privacidade causados por multidões de visitantes

Por Rebeca de Ávila
7 out 2024, 10h00

O acesso de turistas à Vila Hanok de Bukchon, no centro de Seul, na Coreia do Sul, será restrito em outubro. A vila de pitorescas ruelas que abriga casas coreanas tradicionais, conhecidas como hanok, é um dos principais pontos turísticos da capital e recebe em torno de seis milhões de visitantes anualmente.

A proximidade da vila com outros pontos importantes, como os palácios Gyeongbokgung e Changdeokgung e o Santuário Jongmyo torna o movimento ainda maior. Mas apesar das galerias de arte, restaurantes, cafeterias e casas de chá, trata-se de um bairro residencial com aproximadamente 6.100 moradores.

As multidões de visitantes têm afetado a qualidade de vida dos residentes, que reclamam do excesso de lixo, barulho e problemas de privacidade. Para controlar o turismo de massa, as autoridades do distrito de Jongno, onde a vila está localizada, anunciaram a designação da região como “área de gestão especial”, segundo a Lei de Promoção do Turismo, o que permite o controle de acesso dos turistas. 

A implementação oficial das restrições ocorrerá em março de 2025, mas um teste das medidas será feito já em outubro deste ano. A vila será dividida em três zonas. Na vermelha (Bukchon-ro 11-gil), onde a maior parte dos residentes vive, haverá um toque de recolher entre 17h e 10h, quando turistas não poderão circular. 

As zonas laranja (Bukchon-ro-5-gil e Gyedong-gil) e amarela (Bukcon-ro-12-gil) não terão toque de recolher, mas um grupo de autoridades estará presente para monitorar os turistas. Aqueles que violarem as regras serão multados em ₩ 100.000 (cerca de R$ 396; consulte a cotação do dia).

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Há ainda planos para limitar o tráfego de ônibus na Vila Hanok de Bukchon a partir de janeiro de 2026, com um período de teste em julho de 2025. As autoridades devem proibir a circulação de veículos nas ruas principais e criar pontos de parada fora da vila para encorajar a vida pedestre.

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