Continua após publicidade

9 lugares para mergulho de snorkel e cilindro na Flórida

Na água doce ou salgada, a Flórida tem um cardápio incrível de navios naufragados, estátuas submersas e meigos peixes-boi

Por Da Redação
Atualizado em 17 ago 2024, 08h16 - Publicado em 16 ago 2024, 16h00
Devil's Den, Flórida, Estados Unidos
Uma laguna dentro de uma caverna, a Devil's Den, pode ser explorada apenas por mergulhadores (Visit Florida/Divulgação)
Continua após publicidade

A costa da Flórida tem uma beleza aquática singular e por lá há vários lugares para mergulho com snorkel e cilindro, seja em água doce ou salgada. Conheça alguns deles: 

1. Florida Panhandle Shipwreck Trail

No mar da região de Panhandle, no noroeste da Flórida, há 20 embarcações naufragadas entre 1942 (durante a Segunda Guerra Mundial) e 2019. Os destroços estão em profundidades que variam de 7 a 38 metros, e os mergulhadores de cilindro embarcam em verdadeiras caça ao tesouro para tentar localizar os naufrágios. 

Para chegar até eles, há desde mergulhos para iniciantes (como o navio Three Coal Barges) até para experientes (como o Mohawk Chief, que está a 38 metros de profundidade). 

No site da Florida Panhandle Shipwreck Trail, é possível ver mais detalhes sobre cada um dos naufrágios, mapa das localizações e vídeos de outros mergulhadores. Além disso, o site lista todas as empresas que oferecem os passeios aos naufrágios e cursos de mergulho. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Adrienne Jordan (@ajeveryday)

2. Underwater Museum of Art

O Underwater Museum of Art é um dos primeiros parques de esculturas embaixo d’água da América do Norte. O museu fica a 11 km da costa do condado de South Walton, no noroeste da Flórida. 

Continua após a publicidade

As esculturas metálicas que integram a exposição submersa têm imagens como ossadas, animais e objetos. As esculturas são trocadas a cada ano, renovando a galeria.

As estruturas foram pensadas para se adequarem ao ambiente marinho – por isso, a vegetação se forma na superfície das esculturas, o que atrai peixes e golfinhos. 

Para visitar, é preciso ir de barco até as coordenadas em que as esculturas estão localizadas (30° 18.754′ N, 86° 09.521′ W) e, de lá, descer de cilindro até a exposição, que está a 17 metros de profundidade.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Underwater Museum of Art (@umaflorida)

3. Jacksonville

Nas águas de Jacksonville, no condado de Duval, no nordeste da Flórida, existem mais de 100 recifes artificiais que reúnem espécies marinhas, como garoupas e peixes-espada. Além disso, corais coloridos, tartarugas e várias outras espécies de peixes circulam nessa rota de mergulho. Aqui, você confere as empresas que realizam mergulho na região.

Continua após a publicidade

4. Devil’s Den, Williston

Antes mesmo de entrar na água, o cenário já é impressionante: uma caverna guarda em seu interior uma laguna azul turquesa belíssima. Um buraco na caverna permite que a luz do sol entre e ilumine a água, tornando a paisagem ainda mais linda.

O acesso a Devil’s Den é exclusivo para mergulhadores e praticantes de snorkel, e só é possível mergulhar ali com agendamento prévio, que pode ser feito pelo site. O lugar fica em Williston, no norte da Flórida.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Devil’s Den Prehistoric Spring (@devilsdenspring)

5. Alexander Springs Recreation Area

Localizada dentro da Floresta Nacional de Ocala, a Alexander Springs é uma piscina natural de águas cristalinas que mantém temperatura de 22ºC durante todo o ano. A nascente é indicada para famílias, já que a água é tranquila. 

Continua após a publicidade

Se não estiver a fim de nadar, há espaços na sombra para fazer piquenique e trilhas de caminhada. O lugar fica em Altoona, a uma hora de carro de Orlando

6. Crystal River

Na região de Crystal River, conhecida como a capital mundial dos meigos peixes-boi. Acostumados com as águas quentes das nascentes locais, os mamíferos costumam lotar as nascentes de Citrus County de novembro a março, quando é possível vê-los até na superfície. 

Crystal River, Flórida, Estados Unidos
O peixe-boi é rei em Crystal River (Visit Florida/Divulgação)

A cidade foi batizada assim devido ao rio Crystal, às margens da cidade, que é o principal habitat dos animais. No local, só é permitido praticar snorkeling.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Discover Crystal River (@discovercrystalriver)

7. Lake Denton e Lake Tulane 

Localizados perto de Avon Park, a 90 minutos de Orlando, os lagos Denton e Tulane são pontos de treino ideais para mergulhadores iniciantes. As águas variam entre 18ºC e 32ºC e a visibilidade é muito boa, o que permite ao mergulhador encontrar diversas espécies de animais.

Continua após a publicidade

Também é possível nadar, remar caiaques e stand-up paddle. Além disso, o lago é tido como o mais antigo da América do Norte: estima-se que exista há mais de 50 mil anos. 

8. Egmont Key State Park

O Egmont Key State Park fica em uma pequena ilha na Baía de Tampa, no oeste da Flórida. Acessível apenas por barco, este parque estadual isolado é conhecido por ser refúgio de vida selvagem e por seus pontos históricos, como um farol de 1858. 

Com águas cristalinas e areia branca, a ilha é muito procurada por praticantes de snorkel. É possível encontrar ali golfinhos, peixes-boi e tartarugas marinhas, que se juntam na época de reprodução, de março a outubro.

9. John Pennekamp Coral Reef State Park

A 90 minutos de Miami, o John Pennekamp Coral Reef State Park guarda um belo recife de corais naturais e uma réplica da famosa escultura Cristo do Abismo submersa. 

Cobrindo quase 140 quilômetros quadrados, é o primeiro parque submarino dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

O parque oferece diariamente passeios de barco com fundo de vidro e tours de snorkeling e mergulho, que saem por US$ 49,95 e US$ 105 por pessoa, respectivamente. Veja mais informações no site

Leia tudo sobre Flórida 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade