Continua após publicidade

8 praias e piscinas naturais para conhecer em Malta

Arquipélago ensolarado no Mar Mediterrâneo é cercado por águas cristalinas em diferentes tons de azul

Por João Antonio Streb
19 jul 2024, 10h00
malta-lagoa-azul
Malta faz sucesso no verão europeu, mas visitá-la um pouco antes ou um pouco depois da alta temporada ajuda a evitar as multidões (Nick Fewings/Unsplash)
Continua após publicidade

Um dos menores países da Europa, Malta é um conjunto de ilhas localizado entre a Sicília, a Tunísia e a Líbia. Devido à sua localização estratégica no Mar Mediterrâneo, já foi habitada e conquistada por fenícios, normandos, gregos, romanos e britânicos. Estes últimos deixaram o inglês como idioma co-oficial, junto com o maltês – língua derivada do árabe, do siciliano e do italiano.

Apenas três ilhas do país são habitadas: Gozo, Comina e Malta, a maior delas, que também dá nome a todo o arquipélago. A origem da palavra é imprecisa. Uma das teorias mais aceitas é que “Malta” veio de Melitê, forma que os gregos chamavam a ilha pela grande produção de mel. Outra possibilidade é a origem fenícia, que supostamente chamavam o local de Maleth, algo parecido com “paraíso”.

A segunda teoria bate com os cenários encontrados ali, com águas calmas de um azul impressionante. Veja, a seguir, oito lugares para visitar em Malta:

1. Golden Bay (Malta)

golden-bay-malta
Golden Bay fica ao norte da ilha que dá nome ao país (Andrea Castelli/Creative Commons/Flickr)

De frente para um mar calmo, a faixa de areia larga e fofa de Golden Bay é propícia para a prática de esportes. Além disso, a praia possui boa infraestrutura ao redor. Fica a apenas 15 minutos do centro de Mellieha, a principal cidade no norte da ilha de Malta.

Continua após a publicidade

2. Ghajn Tuffieha (Malta)

ghajn-tuffieha-bay-malta
Separada de Golden Bay por um morro, Ghajn Tuffieha tem águas ainda mais tranquilas (bass_nroll/Creative Commons/Flickr)

Partindo de Golden Bay, são apenas 15 minutos de caminhada até uma escadaria de 200 degraus que conduz até Ghajn Tuffieha. Sua estrutura é tão completa quanto a da praia vizinha, mas o mar tende a ser ainda mais calmo, o que atrai famílias com crianças. Ali também é possível fazer uma trilha até o topo de um morro para observar tanto Ghajn Tuffieha quanto a Qarraba Bay, outra praia vizinha.

3. Paradise Bay (Malta)

paradise-bay-malta
Paradise Bay tem atrações também pelo caminho (Giorgio Minguzzi/Creative Commons/Flickr)

No extremo norte da ilha de Malta, a menos de 10 minutos de carro do centro de MelliehaParadise Bay é bem estreita e cercada por pedras, mas encanta pela areia branca e as águas cristalinas. Um diferencial é a possibilidade de remar caiaques por lá. No caminho até a praia, não deixe de dar uma olhada na Torre Vermelha, um pequeno bastião do século 17.

Continua após a publicidade

4. Anchor Bay (Malta)

popeye-village-anchor-bay-malta
‘Popeye Village’ é uma atração a mais na Anchor Bay (Antonio Cinotti/Creative Commons/Flickr)

Também próxima de Mellieha, essa praia ficou conhecida por abrigar o vilarejo utilizado nas gravações do filme musical Popeye, estrelado na década de 1980 por Robin Williams. O set é conhecido como Popeye Village, atualmente um parque temático que é uma das atrações mais visitadas do país (os ingressos podem ser comprados pelo site). Também é possível transitar em trilhas próximas, que possuem vários pontos para mergulho com snorkel.

+ A Civitatis também vende ingresso para a Popeye Village

5. Kalanka Bay e a Piscina de São Pedro (Malta)

st-peters-pool-malta
Piscinas naturais são outro atrativo do país (Diego Delso/Wikimedia Commons)

Ao sul da ilha de Malta, a cidade de Marsaxlokk abriga a Piscina de São Pedro e a vizinha Kalanka Bay, piscinas naturais cercadas por formações rochosas onde os visitantes estendem as suas cangas. Vale dizer que não há infraestrutura ao redor, então é importante levar comida e água se a intenção for passar o dia.

6. Ramla Bay (Gozo)

rambla-bay-tal-mixta
Ramla Bay vista da caverna de Tal-Mixta (Asherxyz/Wikimedia Commons)

A maior praia de Gozo fica na porção norte da ilha: trata-se de Ramla Bay, a cerca de cinco minutos de carro do centro da cidade de Xaghra. Ao mesmo tempo que possui boa infraestrutura para passar o dia, a praia é bem calma e isolada. Para vê-la de cima, vale caminhar até a caverna de Tal-Mixta.

7. Wied Il-Ghasri (Gozo)

wied-il-ghasri-malta
O ziguezague de Wied Il-Ghasri (Benjamin Gamblin/Creative Commons/Flickr)

A peculiaridade desta outra praia na ilha de Gozo é o acesso. É preciso passar por um corredor de pedras em zigue-zague até chegar numa área aberta de água esverdeada. Para entrar no mar, não se esqueça de levar uma sapatilha aquática: o fundo é de pedrinhas que machucam os pés descalços. Wield Il-Ghasri fica a cerca de cinco quilômetros do centro de Victoria, principal cidade da região.

8. Lagoa Azul (Comino)

BLUE-LAGOON-lagoa-azul-comino-malta
A “lagoa”, na verdade, é um estreito entre duas ilhas (Meehowu/Wikimedia Commons)

A Lagoa Azul é o ponto mais famoso de todo país devido às suas águas cristalinas em vários tons azulados. Apesar de ser chamado de lagoa, o lugar é na verdade um estreito situado entre a ilha Comino e sua vizinha muito menor, Cominotto. Para chegar lá, é preciso fazer um passeio de barco.

+ A Civitatis tem passeio de barco até a ilha de Comino e a Lagoa Azul saindo da Ilha de Malta

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre Malta

Onde fica Malta?
O arquipélago de Malta fica ao sul da Sicília, ao leste da Tunísia e ao norte da Líbia. Plenamente independente da Coroa Inglesa desde 1979, o território de 316 km² e pouco mais de 530 mil habitantes faz parte da União Europeia desde 2004.

Como chegar em Malta?
A maneira mais prática de chegar ao arquipélago é através do Aeroporto Internacional de Malta, na cidade de Valleta, capital do país e que fica na ilha homônima. Também é possível chegar nas ilhas através do mar, o que motivou Malta a se tornar um destino comum dos cruzeiros pelo Mediterrâneo.

Quando ir para Malta?
Malta acumula mais de 300 dias de sol por ano, mas os ventos são responsáveis por baixar as temperaturas no inverno. Para aproveitar as praias, o ideal é ir no período mais quente do ano. O verão, entre junho e agosto, é especialmente disputado. Uma alternativa é ir em maio ou setembro, que também têm temperaturas altas e baixo índice de chuvas.

Como circular entre as praias de Malta?
O transporte público de ônibus e ferries é gratuitos para malteses desde 2022. Os turistas não têm o mesmo benefício, mas o alto fluxo de visitantes na ilha motivou o governo a disponibilizar passes temporários com desconto nas passagens. Para você que vai passar um pouco mais de tempo em Malta, vale a pena conferir as condições da época da sua visita no site.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade