Continua após publicidade

7 lugares para comer muito bem no México, por Eduardo Ortiz

Natural de Oaxaca e à frente do restaurante Metzi, em São Paulo, o chef traz dicas de iguarias na Cidade do México, Tulum e Baja Califórnia

Por Giovanna Simonetti
Atualizado em 1 nov 2023, 12h10 - Publicado em 1 nov 2023, 01h42
La Guerrerense, restaurante no México
Ensenada, na Baja California, é a casa do La Guerrerense, uma tradicional barraca que serve tostadas de frutos do mar fresquíssimas (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

El Vilsito, Cidade do México

“Recebi a recomendação de um amigo e desde então este é, pra mim, o endereço que serve os melhores Tacos al Pastor da Cidade do México. A iguaria leva carne suína marinada, abacaxi, coentro e sour cream. O El Vilsito tem a particularidade de funcionar como uma oficina mecânica durante o dia e somente à noite vira uma taqueria. Fica a 10 minutos do metrô Eugenia”.

Petén 248 y, Av. Universidad, Narvarte Poniente

View this post on Instagram

 

A post shared by Tacos El Vilsito (@tacoselvilsito)

 

Tacos el Güero, Cidade do México 

“O Tacos el Güero é um dos meus tacos favoritos na capital mexicana e sempre vou lá quando estou na cidade. Os de carnitas são sua especialidade. Aberto em 1968, fica a uma quadra do Parque Mexico, em Condesa”. 

Amsterdam 135, Condesa

Continua após a publicidade
Tacos el Güero
Tacos el Güero (Eduardo Ortiz/Arquivo pessoal)

Ticuchi, Cidade do México 

“Gosto do conceito de ter comida gostosa, mezcal e boa música. O Ticuchi, no bairro de Polanco, é isso. Sempre que vou, encontro bons amigos, e é um lugar que me lembra particularmente de quando eu morava em Nova York.”

Francisco Petrarca 254, Polanco

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por La ventana del Ticuchi (@laventanadelticuchi)

 

Arca, Tulum

“Melhor experiência gastronômica que já tive no México. José Luis Hinostroza tem uma criatividade imensa, que se vê refletida em tudo do Arca. A atmosfera, comida e bebidas são perfeitas. Meu prato favorito: camarão com vinagre de banana. [O Arca está 60ª posição do ranking 50 Best Bars.]”

Continua após a publicidade

Carretera Tulum-Boca Paila Km 7.6, 77780 Tulum

View this post on Instagram

 

A post shared by ARCA (@arcatulum)

 

Fauna, Valle de Guadalupe, Baja California

“O Valle do Guadalupe é um charme, lugar com muitos vinhedos, vistas maravilhosas e está a apenas 130 km de San Diego (Califórnia) e a 96 km de Tijuana (México). O restaurante Fauna tem uma vibe especial desde a primeira vez que eu fui, sem contar que o [chef] David Castro é um ótimo cozinheiro e uma pessoa muito bacana. O ceviche con chile toreados é espetacular.”

22760 Valle de Guadalupe / Ensenada, Baja California

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

 

A post shared by Fauna Restaurante (@faunarestaurante)

 

La Guerrerense, Ensenada, Baja California

“É uma pequena barraca de tostadas de frutos do mar, com 60 anos de tradição em Ensenada [considerada a porta de entrada da Rota do Vinho na Baja California, a 115 km de Tijuana]. A particularidade e magia do La Guerrerense é incrível por ter um produto super fresco: conchas e ostras abertas na hora, a maioria vivas, com esse sabor do México, acidez e tempero.”

Av Adolfo López Mateos 917, Centro

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por La Guerrerense 🐙 (@laguerrerensemx)

Continua após a publicidade

Pasillo de Humo, Oaxaca

“O Pasillo de Humo é obrigatório quando visito Oaxaca [no sul do país, a 460 km da Cidade do México], pois fica em um corredor gastronômico, o Mercado Parian, no Centro da cidade com muitas barracas onde vendem carne e acompanhamentos a gosto. Tudo é assado na churrasqueira na hora.”

20 De Noviembre, 68000, Miguel Cabrera 116, Centro

Pasillo de Humo
Pasillo de Humo (Eduardo Ortiz/Arquivo pessoal)

 

Os chefs Luana Sabino e Eduardo Ortiz, do Metzi

A brasileira Luana Sabino e o mexicano Eduardo Ortiz são o casal por trás do Metzi, restaurante em Pinheiros, em São Paulo, que faz comida típica do México aliada a ingredientes brasileiros e toques modernos. Em 2023, Luana e Eduardo ficaram em segundo lugar na categoria Chef do Ano da premiação Comer & Beber da VEJA SÃO PAULO e, em 2022, o Metzi foi eleito o 27º melhor restaurante da América Latina, pelo 50 Best.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre o México

Reserve hospedagem na Cidade do México

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade