5 bairros de Miami que refletem a diversidade cultural da cidade
Comunidades afro-americanas, latinas e indígenas preservam tradições e ajudam a contar a história local
Há mais de um século, Miami e Miami Beach atraem migrantes e visitantes em busca de novas oportunidades. O processo de formação da região, impulsionado por diferentes ondas migratórias, moldou a diversidade cultural que hoje caracteriza a cidade. Comunidades afro-americanas, além de imigrantes vindos de Cuba, Haiti, Bahamas, Caribe e América Latina, deixaram marcas profundas na vida social, artística e gastronômica local.
Alguns bairros se destacam por preservar e valorizar essa herança:
Historic Overtown – Localizado ao norte do centro, o bairro afro-americano é reconhecido como um importante polo cultural. Conhecido no passado como o “Harlem da Flórida”, passa atualmente por um processo de revitalização. Espaços como o Historic Lyric Theater e o Black Police Precinct Courthouse and Museum narram a trajetória da comunidade.
Little Havana – Considerada patrimônio cultural dos Estados Unidos, a região é conhecida por manter vivas as tradições cubanas. A Calle Ocho concentra restaurantes, lojas de charutos artesanais, galerias de arte e o popular Parque do Dominó, ponto de encontro dos moradores. Embora marcada pela presença cubana, a área também abriga imigrantes de outros países latino-americanos.
Little Haiti – Antiga Lemon City, o bairro se transformou em um centro de referência da comunidade haitiana em Miami. A Northeast 2nd Avenue, apelidada de “Avenue Felix Morisseau Leroy”, concentra negócios, arte e gastronomia típicas. O Little Haiti Cultural Arts Center e o Caribbean Marketplace são espaços centrais de convivência e produção cultural.
Coconut Grove – Reconhecida como a comunidade mais antiga da cidade, tem raízes afro-bahamianas e tradição artística. O bairro preserva construções históricas, como as shotgun houses e a Macedonia Missionary Baptist Church. A veia cultural é celebrada em eventos como o Coconut Grove Arts Festival e o irreverente King Mango Strut.
Miccosukee & Everglades – Fora da área urbana, a região oferece contato direto com a cultura indígena Miccosukee e com os ecossistemas dos Everglades. No Miccosukee Indian Village, visitantes têm acesso a apresentações culturais, passeios de aerobarco e atividades ligadas à tradição local.
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Festa das Flores de Joinville promete edição mais florida da história
Cidade mineira entra na rota do trem noturno entre Belo Horizonte e Vitória
Como funciona a viagem de trem entre Belo Horizonte e Vitória
Polícia Federal pode suspender a emissão de passaportes por falta de verba
Natal em Campos do Jordão terá decoração da Disney e neve artificial





