Todo mundo quer tirar uma lasquinha do crescimento do mercado turístico brasileiro. A WTM Latin America 2013 traz operadoras, receptivos, agências, hotéis e comitivas oficiais de várias partes do mundo, todos de olho em um público em busca de novos destinos e opções de viagem.
Há grandes stands, animados e cheios de executivos ávidos por fechar negócios, e pequenos, tentando firmar parcerias e entender o mercado latino-americano. Argentina e Chile trouxeram grandea contingentea, com destaque para os grupos de Mendoza, Salta e Pucón. Já os Estados Unidos, em um lobby cada vez mais significativo para derrubar o visto de entrada, têm como destaque os espaços de Nova York, Flórida, Califórnia, Las Vegas e até o estado de Utah. Forte presença também de vizinhos como México, Guatemala, o coletivo do Caribe, Paraguai, Equador e Cuba.
Quem também veio com grandes espaços de exposição são os emirados de Dubai e Abu Dhabi – um claro indício de querem se tornar um hub logístico entre o Brasil e a Ásia – e Alemanha – um dos países que mais vem recebendo turistas brasileiros nos últimos anos. Igualmente esperançosos por conseguir um espaço dentro do mercado estão destinos interessantes, mas com pouca presença brasileira, como Polônia, Geórgia, Nepal e até operadoras da mítica Ferrovia Transsiberiana.
Com chocolate, música e muita animação, apostam em um público cobiçado, mas muito exigente.