VT Responde – VT 189

Paris e arredores: qual é um bom passeio bate-e-volta?

Em julho vou passar uma semana em Paris, e gostaria de fazer alguns passeios pelos arredores. Que lugares são bacanas para um bate e volta? – Rafael Losch, Passo Fundo, RS

Para responder a sua pergunta, Rafael, pedimos ajuda a Lúcia Monteiro, colaboradora da VT que mora em Paris há seis anos. Ela faz doutorado em cinema, dá aulas na Sorbonne e ainda encontra tempo para espairecer nos arredores. “Fugir do Centro de Paris é a chance de topar com garçons bem-humorados, gente menos estressada e cerveja barata”, diz ela. Vamos aos passeios: “O bate e volta clássico é sempre Versalhes (www.chateauversailles.fr). Faz sentido. O castelo é um luxo; os jardins, impecáveis; mas as filas podem ser homéricas no verão. Por isso nesta época prefiro o clima mais sossegado do Castelo de Vincennes (www.chateau-vincennes.fr), uma das construções medievais mais bem preservadas da França. E o melhor é que você chega ali de metrô (estação Château de Vincennes) – o que toma menos tempo do que uma ida a Versalhes. Além do bonito bosque que circunda o castelo, eu adoro o astral do Parc Floral, que neste mês fica animadíssimo com o Festival de Jazz (www.parisjazzfestival.fr). Outra escapada bacana é unir Metz e Nancy em uma mesma viagem. Em Metz, a 1h20 de trem de Paris (saídas da estação ferroviária Gare de Est), foi inaugurado no ano passado uma filial do Centre Pompidou (www.centrepompidou-metz.fr), cujo teto ondulado lembra um chapéu. O acervo é composto de arte moderna e contemporânea. Mais meia-hora e você chega a Nancy. Lá fica uma das mais belas praças da Europa, a Stanislas. Ao redor dela estão imponentes prédios, como a Ópera (www.operadeparis.fr), o Hôtel de Ville, onde funciona a prefeitura, e o museu de Belas Artes (www.petitpalais.paris.fr).

Leia mais:

VT julho de 2011

O que fazer em Paris

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s