Vovó de 101 anos tira passaporte pela primeira vez para viajar pela Ásia

A chinesa Liu Chengxin, moradora da cidade de Wuxi, na província de Jiangsu, na China, acaba de retirar o primeiro passaporte de sua vida. Isso não seria notícia se Liu não tivesse 101 anos de idade.

Junto com o passaporte chinês, Liu, que nasceu em março de 1915, recebeu uma permissão para visitar Hong Kong e Macau. Mas os planos dela (e dos 10 filhos e 40 netos e bisnetos, que estão ajudando a planejar as viagens) é incluir Japão e Coreia do Sul em um cruzeiro que também passa pelas cidades de Hong Kong e Macau. Liu contou ao Beijing Morning Post que também pretende conhecer o Tibete (bela escolha) e passear pela primeira vez por uma cidade em que seu passaporte não será requisitado: Pequim, a capital chinesa (que ela ainda não conhece).

+ Mulher dá a luz durante voo, e bebê ganha passagem aérea para o resto da vida

Detalhe do passaporte de Liu, com o documento que libera sua ida à Hong Kong e Macau

Detalhe do passaporte de Liu, com o documento que libera sua ida à Hong Kong e Macau

Apesar de amar viajar, Liu demorou muito tempo para fazer o passaporte porque a situação econômica de sua família nem sempre foi tão favorável quanto agora. Os filhos, que já estão adultos e independentes, estão ajudando financeiramente a mãe, para que ela finalmente realize o seu sonho de viajar.

Liu faz parte de um crescente setor de viajantes da população chinesa: de acordo com estudos de mercado, há mais de 210 milhões de chineses com idade superior a 60 anos viajando pelo planeta. Isso levou o governo chinês a elaborar leis que protegem o viajante da terceira idade. Uma delas deverá exigir que agências levem um médico acompanhante em excursões de idosos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s