Urinóis a céu aberto causam polêmica em Paris

Ainda que ecológicos e práticos, os uritrottoirs enfrentam a rejeição dos parisienses

Esqueça a Torre Eiffel, o Louvre e os cadeados presos à icônica Pont des Arts, em Paris. Atualmente, os olhos de turistas e principalmente dos parisienses têm se fixado em meros urinóis.

Devidamente sinalizados por placas chamativas, cúbicos e rubros, os intitulados “uritrottoirs” (combinação das palavras urina + calçada) começaram a ser instalados pela prefeitura no último mês de julho. E eles ainda são ecologicamente corretos. Revestidos de palha, a urina em contato com o material resulta em composto orgânico que pode ser usado como adubo nos canteiros da cidade.

O artefato, já adotado em outras cidades europeias como Edimburgo e Amsterdã, mostrou-se especialmente impopular na Cidade Luz, principalmente na região onde está localizada a Catedral de Notre Dame. Alguns locais alegam que o mictório a céu aberto, instalado próximo ao monumento e em frente ao Rio Sena, por onde passam diversos cruzeiros e outras embarcações, prejudica a imagem da histórica localidade. Para os moradores contrários aos mictórios, embora as caixas vermelhas ajudem a combater os odores desagradáveis e facilitem o despejo dos dejetos líquidos, são uma ofensa.

Veja também

Passado um mês da instalação dos quatro urinóis, a prefeitura já identifica um novo problema: a depredação. Ativistas do movimento RadFem, grupo das feministas radicais, protestaram contra o suposto sexismo presente nos objetos, que favorecem apenas aos homens, com pichações e pôsteres pregados aos uritrottoirs.

Militantes do Femen, outro grupo dos mais aguerridos na causa feminista, fizeram a seguinte declaração à imprensa local: “é discriminatório e ultrajante para mulheres e crianças que fazem uso desses espaços terem que presenciar um homem urinando, principalmente em um país onde amamentação em público permanece como tabu”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s