Um roteiro para conhecer Confluence, o bairro mais moderno de Lyon
O ponto mais ao sul da Presqu’ile, onde os rios Rhône e Saône se encontram, já foi um bairro industrial mal-encarado, mas passou por uma grande revitalização e hoje é um lugar gostoso para passear em uma ensolarada tarde de sábado. A cereja do bolo foi a inauguração do Museé des Confluences, no fim de 2014.
Quer explorar a região? Comece o passeio no shopping Confluence, o centro comercial mais legal da cidade. Amplo e arejado, o shopping tem vários espaços abertos, janelões e terraços deliciosos com vistas para o calçadão da Place Nautique.
Depois de dar uma olhadinha no interior do centro comercial, explore o calçadão. Prédios bem diferentões de arquitetos renomados ficam do lado oposto ao shopping.
Se quiser parar para fazer um lanche, escolha uma das mesinhas ao ar livre dos restaurantes sob os prédios. O despojado L’Endroit tem formules na hora do almoço com prato, entrada e sobremesa por 15 euros.
No final da Place Nautique, indo pelo calçadão da direita, há um parque escondidinho, o Jardin Aquatique Ouagadougou, que tem um bonito lago cheio de plantas aquáticas.
Depois do almoço é hora de caminhar até o novíssimo Musée des Confluences. O museu se propõe a contar a história do homem na Terra. Não há um acervo fixo ou um percurso sugerido: são várias salas temáticas, todas bem interativas, espalhadas por dois andares. No último piso do gigantesco prédio de vidro e aço há uma lanchonete com mesinhas ao ar livre de onde se tem ótimas vistas do bairro.
Ainda tem fôlego? A visita pode terminar com uma passadinha no centro cultural La Sucrière, que ocupa uma antiga fábrica de açúcar. Hoje o lugar recebe exposições temporárias e oficinas: veja a programação do dia no site. No topo do edifício funciona o bar mais cool de Lyon, o Le Sucre, perfeito para o happy-hour.
Siga @patifigueiredo_ no Instagram para mais dicas