Turismo rural é uma realidade do mercado

Presidente do Idestur destacou importância e alcance do segmento durante ciclo de palestras no Congresso da Abav, no Rio

Por Natascha Perin Atualizado em 16 dez 2016, 08h21 - Publicado em 26 out 2012, 16h26

Durante o ciclo de palestras da 40.ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, realizado nesta sexta-feira (26) na Abav, no Rio de Janeiro, a presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), Andreia Roque, ressaltou a importância das atividades turísticas nas propriedades rurais, que têm se consolidado no Brasil. “O turismo rural não é mais uma tendência de futuro e, sim, uma questão de mercado presente”, afirmou.

De acordo com Andreia, os empresários e proprietários de áreas rurais que querem investir nesse modelo de negócio devem escolher melhor os fornecedores e as agências de receptivo para ofertar produtos diferenciados e agregar novidades. “Vender Foz do Iguaçu é interessante, mas oferecer o destino com passeio de barco, passando pelas propriedades rurais, é um diferencial”, sugeriu.

E como vender turismo rural? Segundo Andreia, estrategicamente algumas agências começaram a investir em pacotes que aumentem o tempo de permanência do turista no destino, com um dia a mais, por exemplo. “No Ceará, um lugar conhecido pelo sol e por suas belíssimas praias, estão vendendo hoje a Serra de Guaramiranga, um lugar encantador, com várias produções de flores”, afirmou. “Ou seja, você está tomando sol na praia e, no dia seguinte, pode subir a serra e conhecer um Ceará diferente”.

Nas Regiões Sul e Sudeste estão os destinos mais procurados, como o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, a Rota do Café, no Paraná, e os roteiros de Minas Gerais. Porém, nos últimos anos essa categoria avançou para o sertão da Paraíba, para o Centro-Oeste e para o Rio Grande do Norte.

Leia mais:

Argentina investe forte no turismo gay

Continua após a publicidade

Ministério do Turismo afirma que brasileiro nunca viajou tanto no país

Aeroportos da Infraero terão postos para justificativa eleitoral

Anac fará auditoria em sistemas de check-in de Gol e TAM

Todo turista é um deficiente, diz ex-presidente da Oits Américas na Abav

Abav 2012: Embratur investe em ferramentas digitais para atrair turistas do exterior

Abav realizará Feira de Turismo das Américas de 2013 em São Paulo

Continua após a publicidade
Publicidade