Trilha guiada gratuita no Parque Nacional do Itatiaia leva às principais atrações
Lago Azul e Pedra de Fundação estão no roteiro, que pode ser de um ou cinco quilômetros
Está programada para o próximo sábado (26), no Parque Nacional do Itatiaia, em Itatiaia (RJ), a Caminhada da Natureza nas trilhas do Parque Nacional, um passeio gratuito que passa pelas principais atrações do local. A trilha pode ter o percurso de 1 ou 5 quilômetros, vai de acordo com a disponibilidade de cada um.
Ás 8h, o grupo, que será guiado pelo guia de turismo local Moacir Rodrigues, parte do Centro de Visitantes do Parque rumo ao Lago Azul (que na verdade é verde). A caminhada até o poço tem cerca de 15 minutos e distância de 1 quilômetro.
Essa é a primeira opção da trilha: a partir daí, quem preferir pode retornar ao Centro de Visitantes. Os que optarem por continuar seguem a caminhada com o guia. A próxima passagem conhecida é um trecho do Rio Campo Belo, que nasce a 2.500 metros de altitude, corta todo o parque, forma as cachoeiras e poços e finalmente desagua no Rio Paraíba do Sul. O Rio é um local propício para banho, mas no inverno a temperatura da água está baixíssima.
Após a passagem pelo Rio Campo Belo, a rota segue até a sede administrativa do Parque. Lá os caminhantes poderão conhecer um relógio solar de 1925. Construído na Inglaterra, o relógio funciona de acordo com as estações do ano e a incidência da luz do sol.
A jornada continua, e o próximo ponto a ser visto é a Pedra de Fundação. A trilha segue, e a Mata Atlântica é cenário presente em praticamente todos os momentos. Não é raro encontrar macaquinhos pelo caminho.
Por fim, após 5 quilômetros percorridos, os visitantes retornam ao Centro de Visitantes. A trilha é uma oportunidade de conhecer a fauna e a flora de Itatiaia da maneira mais divertida e saudável possível. Não se esqueça dos sapatos confortáveis, água e protetor solar.
Leia mais:
Nove atrações de aventura no Brasil com cinco estrelas do Guia Quatro Rodas
Cinco parques aquáticos brasileiros estão entre os melhores do mundo; veja lista
Parque do Ibirapuera está entre os melhores do mundo
Roteiro pelo centro de SP leva aos tempos do ciclo do café
Roteiro rodoviário – Bocaina e Mantiqueira Fluminense