Trem turístico ligará Minas Gerais e Rio de Janeiro este ano

O trajeto, que passará por oito cidades nos dois estados, deve começar a funcionar no segundo semestre desse ano

Por Victória Martins 26 mar 2018, 17h33

Um novo trem turístico ligará Cataguases, em Minas Gerais e Três Rios, no Rio de Janeiro, a partir do segundo semestre de 2018, segundo informações do Ministério do Turismo. O percurso, com 160 km de extensão, passará ainda por Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador (em Minas) e Sapucaia (no Rio).

De acordo com o Ministério do Turismo, as viagens ocorrerão aos sábados, domingos e feriados, nos dois sentidos da ferrovia. Os trens partirão simultaneamente de Cataguases e Três Rios, permitindo que os passageiros façam o trajeto completo ou voltem à origem trocando de trem no meio do percurso.

  • Os trens estão sendo renovados pela OSCIP Amigos do Trem, que coordena o projeto, e contarão com nove vagões, que poderão transportar até 850 passageiros por dia em ambos os sentidos. As viagens devem durar aproximadamente 6 horas e custar cerca de 100 reais.

    Segundo o Ministério do Turismo, o novo percurso deverá dinamizar a atividade turística dos municípios, já procurados por seus atrativos naturais e históricos. Paulo Henrique Nascimento, presidente da OSCIP Amigos do Trem, acredita ainda que a iniciativa ajudará na preservação do patrimônio histórico da região e gerará empregos.

    Assista à reportagem da TV Alterosa sobre o projeto Trem Turístico Rio-Minas:

    Continua após a publicidade
    Publicidade