A Eurostar, tradicional empresa de trens de alta velocidade, inaugurou em 4 de abril a linha Londres–Amsterdã. Os trens partem da estação de St. Pancras, em Londres, e seguem para Amsterdã. A viagem terá duração total de 3h41 e tem paradas em Bruxelas e em Roterdã.
Os trens partem de Londres duas vezes ao dia: 8h31 e 17h31. A viagem da Holanda de volta para a Inglaterra tem uma parada em Bruxelas, na Bélgica, onde passageiros devem fazer a imigração antes de seguir para o Reino Unido. Holanda e Reino Unido devem fechar um acordo até o fim de 2019 para que funcionários de imigração britânicos possam fazer a checagem de passaportes em Amsterdã e Roterdã, o que evitaria a parada na Bélgica e tornaria a viagem de trem mais atrativa aos passageiros.
As empresas ferroviárias perderam muito a competitividade na Europa desde o surgimento das aéreas low-cost. O objetivo da Eurostar, de acordo com a nota oficial, é conquistar uma boa parcela dos 4 milhões de passageiros que viajam todos os anos de avião de Londres para Amsterdã.
Para o diretor executivo da Eurostar, Nicolas Petrovic, a inauguração do novo trecho representa um avanço para as viagens de alta velocidade da Europa e marca uma nova era na história da expansão ferroviária internacional. “Nós estamos revolucionando as ligações entre o Reino Unido e três países em alta da Europa [Holanda, França, Bélgica]”
As passagens estão à venda por um preço promocional de £35 (aproximadamente R0) e já podem ser adquiridas no site da Eurostar.
Confira o vídeo explicativo abaixo:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=lvgARilBqBw%5D