Pesquisadores do Parque Arqueológico Nacional de Machu Picchu descobriram no sudeste de Cusco, no Peru, um novo trecho da Trilha Inca que leva até a região de Wayraqtambo. Com 1,5km de extensão, a 2.700 metros de altura, a trilha localizada na parte alta, atrás da montanha de Machu Picchu, dá uma nova perspectiva de visão da “cidade perdida dos Incas”.
A descoberta do caminho fica ainda mais interessante com a revelação de um túnel que tem cerca de cinco metros de comprimento. O antropólogo e chefe do Parque Arqueológico de Machu Picchu, Fernando Astete, explicou à imprensa que o túnel já pode ser considerado um dos melhores exemplos da engenharia dos Incas. O teto do túnel rachado com pedras que encaixam perfeitamente nas fendas são características típicas da engenharia Inca, essa é uma técnica usada para evitar o colapso dos blocos superiores em caso de terremotos ou outros desastres naturais.
Ainda não é possível fazer a trilha completa: trabalhadores estão retirando pedras e ervas daninhas que impedem a passagem. Portanto, o novo trecho ainda não pode ser visitado por turistas.
“O caminho deve ser restaurado e devidamente valorizado por seu valor patrimonial”, afirma Fernando Astete. Já foi encaminhada para a ONU uma solicitação que declare o Caminho Inca como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Leia mais:
Conheça as diferentes rotas para Machu Picchu, no coração do Peru
Os 100 lugares mais lindos do mundo
Turistas se fotografam pelados em Machu Picchu, no Peru
Viaje para as ruínas: conheça 14 ‘cidades perdidas’ no mundo
Fotos: 10 atrações imperdíveis em Machu Picchu
Roteiro de 48 horas em Lima, a capital do Peru